sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Agradecimentos.

|Primeiro lugar quero agradecer a Deus por ter me dado a oportunidade de trabalhar com pessoas tão especiais, que me ajudaram muito, muito mesmo, para que o PNAIC fosse e foi um sucesso em nossa cidade.
Vejo o resultado desse programa na prática pedagógica dos professores que se comprometeram a realizar um bom trabalho, e tudo isso ocorreu graças a algumas pessoas que aceitaram e subsidiaram a efetuação do programa com muita disposição, entre elas está o Secretário de Educação Wesley Bleza, o qual não mediu esforços para atender a todos os meus pedidos, sem sua contribuição ficaria muito difícil, muito obrigada, por tudo!
À prefeita Maria Aparecida (Minininha), a coordenadora Rosita Lacerda e a minha coordenadora Jaciane Meira uma pessoa incrível que me apoio  em todo momento.
Também não posso esquecer dos diretores das escolas , ao pessoal de apoio, enfim a todos envolvidos.

Secretário de Educação Wesley Bleza

A coordenadora Jaciane, a prefeita e coordenadora geral.

ATIVIDADE REFERENTE A CARGA HORÁRIA DE 40H EXTRAS

Relato de uma semana de aula
Segunda-feira: 22/07/13
Matérias: Português e Ciências.
Conteúdo: Gênero masculino e feminino/ Animais de todos os tipos.
Objetivos:
*Conhecer a regularidade da escrita de nomes masculinos e femininos.
*Conhecer e diferenciar os variados tipos de animais.
Procedimentos:

Para dar início a aula foi realizada a rotina diária com devocional, chamada e leitura deleite. Houve uma conversa dirigida para falar sobre a aula do dia. Uso de um trava-línguas para leitura e interpretação. Em seguida retirei palavras de animais machos e fêmeas para estudo do gênero. Dividir a turma em quatro grupos e entregar aos alunos jogo da memória contendo pares de animais machos e fêmeas. Orientei a turma para a realização da brincadeira em duplas, brincaram aprendendo com o jogo. Após o recreio aproveitei o nome dos animais para estudo do conteúdo “Os tipos de animais” onde exploramos os variados tipos de animais e suas características através de gravuras existentes no livro do aluno. Em seguida foi aplicada uma atividade extraclasse.


Terça-feira: 23/07/13
Matérias: Matemática.
Conteúdo: Problemas e operações de subtração.
Objetivos:
*Resolver problemas e operações de subtração.
Desenvolvimento:
A aula iniciou com a rotina diária (devocional chamada e leitura deleite). Usei o jogo com material dourado para trabalhar o conteúdo do dia onde foi explorado com exemplos no quadro branco para entendimento do mesmo. Dividir a turma em quatro grupos onde os orientei para a brincadeira “sacolinha de fatos”. Solicitei de cada grupo uma pessoa para responder a questão sorteada na sacolinha de fatos, os alunos tinham que responder dando o resultado da operação solicitada e quem acertasse marcaria ponto para o grupo e assim sucessivamente. Após a brincadeira foi entregue uma atividade impressa aos alunos e em seguida orientei para a resolução da mesma.



Quarta-feira 24/07/13

Matérias: Português.
Conteúdo: Leitura e interpretação/ Ortografia om ou on.
Objetivos:
*Conhecer os variados gêneros literários;
* Empregar corretamente o om e o on respeitando as regras ortográficas
Desenvolvimento:
A aula iniciou com a rotina diária (devocional, chamada e leitura deleite). Conversa dirigida e distribuição do livro do aluno para leitura e interpretação de um poema, foi realizada uma leitura silenciosa e oral compartilhada pelos alunos. Retirei e fiz o estudo de rimas. Em seguida dividir a turma em quatro grupos para brincadeira do jogo das rimas. Distribuir em cada grupo um jogo para os alunos acharem as gravuras que rimam entre si.  Após a brincadeira foi realizada a interpretação do texto no livro do aluno com minha orientação. Com a execução da atividade e correção foi feito um estudo de palavras com as ortografias om e on retiradas do texto com uma explanação participada, leitura coletiva e individual das mesmas. E para concluir passei uma atividade extraclasse para reforçar o estudo do dia.





Quinta-feira 25/07/13

Matérias: Português e Matemática
Conteúdo: Ditado visual e Revisão de subtração
Objetivos:
*Observar a escrita dos alunos;
* Melhorar o aprendizado dos alunos.
Desenvolvimento:
Abertura da aula com a rotina diária e conversa informativa sobre as atividades a serem realizadas em seguida. Distribuir folhas de papel ofício para a realização de um ditado visual contendo gravuras diversas com palavras simples e com dificuldades. Mostrei a ficha com as gravuras e os alunos iriam escrever o seu nome e assim até a última ficha. Para a correção pedi que os alunos não apagassem a palavra errada, mas escrevesse na frente para que eles pudessem fazer a comparação depois das que acertou e das que ele não conseguiu e servirá para consulta na hora de escrever a palavra novamente. Após o recreio para revisar continhas de subtração usei o jogo dominó da subtração para que os alunos sob minhas orientações brincassem realizando os fatos existentes no mesmo. Depois do jogo coloquei no quadro operações de subtração e explanei com a participação da turma. Fiz o sorteio pela caderneta de alguns alunos para realizar a operação da continha no quadro branco.



Sexta-feira: 26/07/13
Matérias: História, Artes e Educação Física.
Conteúdo: História, confecção e brincadeira com peteca.
Objetivos:
*Conhecer a história da peteca;
*Confeccionar uma peteca;
*Brincar com os colegas respeitando as regras do jogo.
Desenvolvimento:
Realizei a rotina de todos os dias e utilizei de uma conversa dirigida onde falei das brincadeiras que eram realizadas antes e que foi se perdendo ao longo do tempo com a vinda da tecnologia. Falei que iriamos resgatar as brincadeiras confeccionando uma peteca e realizando a brincadeira no pátio da escola. Para começar contei a história da peteca, a sua utilização como jogo em diversos países os alunos curiosos faziam perguntas a todo tempo. Eu distribuir material para a confecção de peteca com os alunos sob a minha orientação. Depois da construção da peteca fomos ao pátio da escola para a realização da brincadeira com as petecas confeccionadas. 




SEQUÊNCIA DIDÁTICA: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS


 Escola Simões Filho
Tema: História em quadrinhos
Professora: Tatiane Batista da Silva
Turma/turno: 3º ano vespertino
Período: 5 dias




Objetivos:
*Conhecer o gênero textual em estudo;
*Desenvolver o gosto pela leitura;
*Desenvolver habilidades de leitura;
*Ampliar o vocabulário do aluno;
*Conhecer a biografia de dois dos maiores criadores de história em quadrinho brasileiros Mauricio de Souza e Ziraldo;
*Entender que história em quadrinhos não existe apenas no Brasil;
*Conhecer dois personagens de quadrinhos estrangeiros, Mafalda da Argentina e Calvin Norte Americano;
*Diferenciar cada tipo de balão apresentado;
*Entender que cada balão representa uma determinada expressão ou sentimento;
*Conhecer algumas onomatopeias;
*Entender o que é uma onomatopeia;
*Conhecer algumas gírias e seus significados;
*Escrever as falas dos personagens a partir da leitura das imagens;
*Interpretar os quadrinhos e coloca-los em ordem sequencial;
*Compreender que as histórias em quadrinhos tem início, meio e fim;
*Conhecer algumas lendas folclóricas, através de histórias em quadrinhos;
*Conhecer as partes da planta;
*Respeitar e preservar a natureza;



Conteúdos:
*Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos;
*Figura de linguagem (onomatopeias);
*Produção de frases;
*Preservação da natureza;
*Biografias;
*Folclore;
*Partes da planta;
*Produção de história em quadrinho.

Materiais:
Revistas em quadrinhos, cadernos, lápis grafite, dicionário, quadro-de-giz, cola, tesoura sem ponta, fichas, cartaz, lápis de cor, piloto, folha de oficio, câmera digital, material humano.

Áreas de conhecimento imbricadas:

Português
Matemática
Geografia
História
Ciências
Meio Ambiente
Saúde
Ética


                                                                        
1º momento:
Neste primeiro momento, explicar aos alunos que trabalharemos cinco dias utilizando o gênero textual quadrinhos, para que eles conheçam um pouco sobre este gênero.
Organizar a turma em duplas e distribuir diversos livros de histórias em quadrinhos para que eles possam folhear e dizer se conhecem este gênero textual e os personagens.
Após dizerem o que sabem sobre este gênero, será lhes apresentado algumas fichas impressas com personagens brasileiros, argentinos e norte-americanos para que eles entendam que estes gêneros não existem apenas no Brasil.
Em seguida apresentar aos alunos cartazes com as biografias dos dois maiores criadores dos quadrinhos brasileiros.
Apresentar diversos tipos de balões para que os alunos analisem e entendam o significado de cada balão, distribuição dos mesmos impressos para que o aluno cole no caderno e possa consulta-lo para tirar dúvidas quando necessário.
Distribuição de atividades referente ao que foi explicado.
Atividade extraclasse sobre as biografias dos criadores brasileiros dos quadrinhos.


2º momento:
Distribuição das revistas em quadrinhos para que os alunos analisem cada cena e relembrem cada tipo de balão estudado no dia anterior.
Realizada a analise, questionar aos alunos se viram algum outro tipo de escrita fora dos quadrinhos.
Pedir aos alunos que identifiquem na história em quadrinhos impressa como foram apresentados os sons do beijo que a Mônica deu no Cebolinha (CHUAC), do lançamento do bumerangue (VUP), da colisão do bumerangue com a Mônica (POF). Explicar então para eles que esses barulhos, que acrescentam sons as imagens são chamados de onomatopeias.
Pedir aos alunos que citem algumas onomatopeias que conhecem.
Compreendendo o que é uma onomatopeia, propor aos alunos que em duplas procurem onomatopeias nas revistas em quadrinhos e registrem no caderno.
 Após o registro pedir que alguns alunos leiam as que encontraram e digam o que elas significam.
Distribuir aos alunos atividades impressas de histórias em quadrinhos, para que interpretem e circulem as onomatopeias encontradas.
Utilizando a mesma história em quadrinhos pedir que os alunos analisem se mais alguma palavra que chamou a atenção deles, através da resposta, explicar que esta palavra é chamada de gíria.
Perguntar se eles conhecem outras, e pedir que compartilhem com a turma.

Para a atividade extraclasse pedir aos mesmo que em um horário escolhido por eles, parem, fechem os olhos e escutem o que passa ao seu redor e anotem o que ouviram e transformem em uma onomatopeia. Ex.: Se ouviram um cachorro latindo vão transformar em AU AU.


3º momento:


Retomar a atividade extraclasse, pedindo que cada aluno conte a experiência do que ouviram, indagar os alunos se foi difícil transformar o que eles ouviram em onomatopeias, e saber se gostaram de realizar esta atividade.
Em seguida, será distribuída duas histórias em quadrinhos sobre a preservação da natureza e da saúde, para que os alunos façam a leitura das imagens e reflitam sobre o contexto dos quadrinhos.
Pedir que os alunos se coloquem de pé e cantem com a professora a música “Cabeça, ombro, joelho e pé”.
Mostrar aos alunos que assim como nos seres humanos somos divididos em partes, as plantas também são.
Distribuir uma poesia sobre as plantas para que os alunos façam a leitura e observem as partes da planta e suas funções.
Após, distribuir atividade sobre as plantas para que o aluno fixe melhor o conteúdo.
Pedir que os alunos colassem todo o material entregue no caderno para que sirva como fonte de pesquisa no caso de alguma dúvida.
Como atividade extraclasse será distribuída uma história em quadrinhos sem as falas para que o aluno faça a leitura das imagens, interprete a história, identifique a figura de linguagem presente e crie um título para a história.


4º momento:

Organizar a turma em duplas e distribuir a história em quadrinhos “CHICO BENTO em: A IARA”.
Fazer a leitura da mesma com ritmo, fluência e entonação, em seguida solicitar que os alunos leiam juntos em voz alta.
Mostrar aos alunos que a história contada nos quadrinhos é chamada de lendas folclóricas brasileiras e indagar se eles conhecem outras.
Após os alunos contarem o que sabem, explicar aos mesmos, o que é uma lenda e contar duas delas a do Saci-Pererê e a da Iara.
Utilizando as lendas contadas, indagar os alunos se entenderam as histórias contadas, através das respostas explicar que esta compreensão só é possível se houver uma sequência de fatos, ou seja, se a história tiver início, meio e fim.
Realizar uma atividade, que o aluno tenha que colocar os quadrinhos em uma sequência para que assim possam compreender a história.
Após a realização da atividade, escrever no quadro-de-giz algumas frases sem lógica e pedir que tentem ler, perguntar se entenderam o que estava escrito na frase, então mostrar que até frases precisam ter uma sequência lógica de início, meio e fim.
Por fim mandar uma atividade para casa na qual o aluno terá que analisar as imagens e construir frases lógicas.


5º momento:

Para finalizar a sequência didática, haverá uma retomada de tudo que foi estudado no decorrer dos cinco dias.
Mostrar no quadro-de-giz como produzir uma história em quadrinhos:
- Primeiro escolher os personagens que participaram da história, até uma pedra pode virar personagem, dar vários exemplo;
-Escolher o título da história;
-Desenhar cada parte da história dentro de um quadrinho;
-Desenhar os balões da fala dos personagens de acordo com o que foi aprendido;
-Escrever a fala de cada personagem;
-Fazer a pintura dos desenhos.
Após a explicação será distribuído uma folha de papel oficio para cada aluno para que possam iniciar a produção de sua história em quadrinhos.
Orientações necessárias.
Recolhimento das produções.
Leva-las a secretaria para que uma jurada escolha as três melhores (as produções não terão os nomes dos autores para que não se faça um mau julgamento).
A jurada retornará a sala de aula com os nomes dos melhores e fará a premiação dos três melhores.
Para finalizar dar os parabéns a todos os participantes e motiva-los a continuar produzindo histórias em quadrinhos.


Avaliação:
 Será realizada no decorrer de todas as atividades;
O envolvimento nos trabalhos em duplas;
O interesse em ler as revistas em quadrinhos;
O interesse em expor suas opiniões;
Na escrita e na oralidade;
Participação individual;
Produção da história em quadrinho.


Produto final:
Produção de história em quadrinhos. 

Sequência Didática LENDAS FOLCLÓRICAS


Sequência Didática

Escola Municipal Simões Filho                                
Tema: Lendas Folclóricas
Professora: Elionete Ferreira das Virgens
Turma/turno: 2º ano vespertino
Período: 5 dias

Objetivos:
*Expressar-se oralmente com clareza e objetividade;
*Interpretar textos orais a partir das lendas ouvidas;
*Reescrever textos lidos e ouvidos;
*Ampliar a competência comunicativa dos alunos;
*Localizar palavras no dicionário;
*Realizar atividades individuais e coletivas;
*Revisar numerais a partir de palavras;
*Conhecer as partes de uma planta;
*Respeitar e preservar a natureza;
*Compreender a necessidade de proteger os animais contra os caçadores ilegais;
*Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências;
*Interessar-se pelas atividades extraclasses.
Conteúdos:
Leitura e interpretação;
Produção textual;
Plantas;
Animais em extinção;
Estudo de palavras;
Numerais.
Material:
Caderno, lápis, livros, dicionário, Datashow, lousa, cartaz, papel ofício, cola, câmera digital, copos descartáveis, sementes, tesoura.

Disciplinas:
Português;
Matemática;
Ciências;
História;
Arte;
Ética;
Geografia.

1º momento
Começar a aula falando sobre o folclore brasileiro, levando os alunos a vários questionamentos.
Apresentação do tema aos alunos com distribuição da lenda “O Curupira”.
Ler o texto com ritmo, fluência e entonação, em seguida solicitar que os alunos leiam juntos em voz alta.
Abrir debate a respeito do que foi lido sem contar tudo sobre lendas, deixando-os descobrirem à medida que forem realizando as demais atividades a respeito do tema.
Assistir o vídeo “O Curupira”.
Novo debate, referindo-se as características do personagem, respeito à natureza, preservação dos animais, caça ilegal, etc.
Escrever na lousa as características citadas pelos alunos.
Propor que eles procurem no texto palavras desconhecidas, circulem e escrevam no caderno.
Distribuir dicionários para procurarem as palavras desconhecidas.
Pintura relacionada ao tema.
Como atividade de casa, propor que eles peçam aos pais que lhes contem uma lenda para que possam recontar na aula do dia seguinte.

2º momento
Em uma roda de conversa, solicitar que os alunos contem a lenda que seus pais lhes contaram.
Apresentação de um cartaz com a lenda “O Curupira”, ler pausadamente apontando palavra por palavra, chamando atenção da turma para: título, direção da escrita, espaçamento entre as palavras, pontuação, margem e parágrafo.
Propor que eles escrevam do jeito deles a lenda ouvida em casa, ilustrando-a como quiserem.
Expor os textos no varal de atividades para que todos possam apreciá-los.
Como atividade de descontração caça-palavras e cruzadinha sobre a lenda em estudo.
Pedir que os alunos tragam para a aula do dia seguinte sementes de feijão e milho.

3º momento
Chamar atenção da turma à respeito de algumas lendas coladas nas carteiras, indagando-os sobre quem leu, qual o título da lenda que está sobre a sua carteira.
Abrir debate pedindo que cada um espere a sua vez de falar, e explicando que cada dia eles sentem em lugares diferentes para que possam ler todas.
Leitura do cartaz com a lenda exposto na sala.
Leitura coletiva do cartaz, apontando cada palavra.
Solicitar que cada aluno vá à frente e leia o texto apontando palavra por palavra, e, leia e mostre a primeira e última palavra do texto.
Apresentação de uma poesia sobre as partes da planta.
Distribuir uma cópia da poesia para os alunos e sortear alguns nomes para que leiam uma estrofe da poesia.
Apresentar uma planta à turma explicando cada parte que compõe a mesma.
Discutir qual a relação da poesia com a planta apresentada.
Propor que eles desenhem uma planta e nomeiam cada parte da mesma.
Distribuir copos descartáveis, papel , caneta idrocor e fita adesiva para que identifiquem o seu, e em seguida levá-los até a horta da escola para que plantem as sementes que trouxeram.
Como atividade extraclasse, criar uma frase bem bonita para a sua plantinha e cruzadinha folclórica.

                                                        História da Planta
  

   A raiz:      Do mundo não vejo nada,
                     Pois vivo sempre enterrada,           
                     Mas não me entristeço, não,         
                     Seguro a planta e a sustento        
                      Sugando água e alimento.   
  
O caule:     Sou tronco que levanta     
                   E estende para os espaços       
                   Braços, braços e braços            
                   Colhendo a luz para a planta.    

 A folha:   Da planta sou o pulmão   
                 Mas além de respirar,      
                 Tenho uma grande função:    
                  Roubo energia solar.   

  A flor:      Sou a mãe da vegetação        
                   e me perfumo e me enfeito         
                   para criar em meu peito           
                   plantinhas que nascerão.  
   
O fruto:     Sou o cálice da flor,     
                   Que inchou e ficou maduro  
                   Pela força do calor        
                   E guardo em mim, com amor,
                   As plantinhas do futuro.  
  
                                                                         Autores: Ofélia e Narbal Fontes


4º momento

Distribuir a lenda (texto) para cada aluno e pedir para que eles façam um traço nos espaços em branco;
Levar o aluno a perceber que após cada espaço temos uma nova palavra;
Pedir para que eles contem o número de palavras encontradas no primeiro parágrafo e coloque o número achado no final do parágrafo.
Repetir o procedimento com os demais parágrafos, verificando junto ao aluno o número encontrado.
Propor a contagem do número de letras da palavra maior e da menor.
Circular as palavras com mais de 8 letras;
Fazer um X nas palavras com 6 letras;
Grifar as palavras com 1 letra.
Questionar: “Nesse texto tem alguma palavra repetida? Sublinhá-la e contar quantas vezes cada uma delas aparece no texto.”
Dividir os alunos em duplas para que um verifique se a sua contagem bate com a do colega.
Ao final a professora registrará no quadro para que eles corrijam a sua atividade.
Atividade de completar com numerais.
Avisar aos alunos que no dia seguinte eles farão uma atividade diferente, portanto terão que escolher uma das lendas fixadas nas carteiras para lerem em casa, (a professora já deve ter impressas as lendas para que não descolem as das carteiras).


5º momento
Realizar a leitura do cartaz com a lenda “O Curupira”, questionando as características da história.
Ler o poema “Animais em Extinção” para relembrar o assunto anterior.
 Após a leitura do poema, fazer perguntas do tipo:
                    • O que é extinção? 
                    • Onde acontece a extinção?
                    • Porque acontece a extinção?

 Em seguida provocar um debate sobre as primeiras noções do tema abordado no cenário: “Os animais em extinção”.
 Estimular e instigar a curiosidade das crianças sobre o tema.
Dividir a turma em três grupos e cada grupo confeccionará um cartaz com o que foi visto durante a semana: animais em extinção, plantas e lendas.
Dobradura: Saci Pererê.
Sortear alunos para que leiam uma lenda nas demais salas da escola.

Tem bicho em extinção
Que deveria ter de montão
Pandas araras e até gavião
Leopardo, golfinho e bisão
Todos esses ameaçados de extinção.

Existem bichos em extinção
Que já foram muitos nesse mundão
Estão quase em extinção
Um bichinho e um bichão
O tigre-siberiano e o mico-leão.

Existia um bicho grandalhão
Era o dinossauro, e bem grandão
Que bom seria se nesse mundão
Não existissem espécies em extinção
Tem cientista que mata por informação 
Nenhum desses tem noção
De que bichinho e bichão 
Podem ficar em extinção...

                                                     Claudia Pehrsson Tambasco



Avaliação:
Durante todas as atividades, incentivar a participação dos alunos, auxiliando-os e observando:
*O interesse pelas histórias;
*A participação ativa da produção oral e escrita;
*A emissão de opiniões e questionamentos;
*O envolvimento nos trabalhos de grupo de maneira cooperativa;
*A produção eficiente de textos, considerando o nível de aprendizagem em que se encontram;
*A participação nos trabalhos de maneira prazerosa.

Produto final:
Leitura de uma lenda pelos alunos nas demais turmas da escola.




O Curupira