Escola Simões Filho
Tema:
História em quadrinhos
Professora:
Tatiane Batista da Silva
Turma/turno: 3º
ano vespertino
Período: 5
dias
Objetivos:
*Conhecer o gênero textual em estudo;
*Desenvolver o gosto pela leitura;
*Desenvolver habilidades de leitura;
*Ampliar o vocabulário do aluno;
*Conhecer a biografia de dois dos maiores criadores de
história em quadrinho brasileiros Mauricio de Souza e Ziraldo;
*Entender que história em quadrinhos não existe apenas no
Brasil;
*Conhecer dois personagens de quadrinhos estrangeiros,
Mafalda da Argentina e Calvin Norte Americano;
*Diferenciar cada tipo de balão apresentado;
*Entender que cada balão representa uma determinada
expressão ou sentimento;
*Conhecer algumas onomatopeias;
*Entender o que é uma onomatopeia;
*Conhecer algumas gírias e seus significados;
*Escrever as falas dos personagens a partir da leitura
das imagens;
*Interpretar os quadrinhos e coloca-los em ordem
sequencial;
*Compreender que as histórias em quadrinhos tem início,
meio e fim;
*Conhecer algumas lendas folclóricas, através de histórias
em quadrinhos;
*Conhecer as partes da planta;
*Respeitar e preservar a natureza;
Conteúdos:
*Leitura e interpretação de histórias em quadrinhos;
*Figura de linguagem (onomatopeias);
*Produção de frases;
*Preservação da natureza;
*Biografias;
*Folclore;
*Partes da planta;
*Produção de história em quadrinho.
Materiais:
Revistas em quadrinhos, cadernos, lápis grafite,
dicionário, quadro-de-giz, cola, tesoura sem ponta, fichas, cartaz, lápis de
cor, piloto, folha de oficio, câmera digital, material humano.
Áreas
de conhecimento imbricadas:
Português
Matemática
Geografia
História
Ciências
Meio Ambiente
Saúde
Ética
1º
momento:
Neste primeiro momento, explicar aos alunos que
trabalharemos cinco dias utilizando o gênero textual quadrinhos, para que eles
conheçam um pouco sobre este gênero.
Organizar a turma em duplas e distribuir diversos livros
de histórias em quadrinhos para que eles possam folhear e dizer se conhecem
este gênero textual e os personagens.
Após dizerem o que sabem sobre este gênero, será lhes
apresentado algumas fichas impressas com personagens brasileiros, argentinos e
norte-americanos para que eles entendam que estes gêneros não existem apenas no
Brasil.
Em seguida apresentar aos alunos cartazes com as
biografias dos dois maiores criadores dos quadrinhos brasileiros.
Apresentar diversos tipos de balões para que os alunos
analisem e entendam o significado de cada balão, distribuição dos mesmos
impressos para que o aluno cole no caderno e possa consulta-lo para tirar
dúvidas quando necessário.
Distribuição de atividades referente ao que foi
explicado.
Atividade extraclasse sobre as biografias dos criadores
brasileiros dos quadrinhos.
2º
momento:
Distribuição das revistas em quadrinhos para que os
alunos analisem cada cena e relembrem cada tipo de balão estudado no dia anterior.
Realizada a analise, questionar aos alunos se viram algum
outro tipo de escrita fora dos quadrinhos.
Pedir aos alunos que identifiquem na história em
quadrinhos impressa como foram apresentados os sons do beijo que a Mônica deu
no Cebolinha (CHUAC), do lançamento do bumerangue (VUP), da colisão do
bumerangue com a Mônica (POF). Explicar então para eles que esses barulhos, que
acrescentam sons as imagens são chamados de onomatopeias.
Pedir aos alunos que citem algumas onomatopeias que
conhecem.
Compreendendo o que é uma onomatopeia, propor aos alunos
que em duplas procurem onomatopeias nas revistas em quadrinhos e registrem no
caderno.
Após o registro
pedir que alguns alunos leiam as que encontraram e digam o que elas significam.
Distribuir aos alunos atividades impressas de histórias
em quadrinhos, para que interpretem e circulem as onomatopeias encontradas.
Utilizando a mesma história em quadrinhos pedir que os
alunos analisem se mais alguma palavra que chamou a atenção deles, através da
resposta, explicar que esta palavra é chamada de gíria.
Perguntar se eles conhecem outras, e pedir que
compartilhem com a turma.
Para a atividade extraclasse pedir aos mesmo que em um
horário escolhido por eles, parem, fechem os olhos e escutem o que passa ao seu
redor e anotem o que ouviram e transformem em uma onomatopeia. Ex.: Se ouviram
um cachorro latindo vão transformar em AU AU.
3º
momento:
Retomar a atividade extraclasse, pedindo que cada aluno
conte a experiência do que ouviram, indagar os alunos se foi difícil
transformar o que eles ouviram em onomatopeias, e saber se gostaram de realizar
esta atividade.
Em seguida, será distribuída duas histórias em quadrinhos
sobre a preservação da natureza e da saúde, para que os alunos façam a leitura
das imagens e reflitam sobre o contexto dos quadrinhos.
Pedir que os alunos se coloquem de pé e cantem com a
professora a música “Cabeça, ombro, joelho e pé”.
Mostrar aos alunos que assim como nos seres humanos somos
divididos em partes, as plantas também são.
Distribuir uma poesia sobre as plantas para que os alunos
façam a leitura e observem as partes da planta e suas funções.
Após, distribuir atividade sobre as plantas para que o
aluno fixe melhor o conteúdo.
Pedir que os alunos colassem todo o material entregue no
caderno para que sirva como fonte de pesquisa no caso de alguma dúvida.
Como atividade extraclasse será distribuída uma história
em quadrinhos sem as falas para que o aluno faça a leitura das imagens,
interprete a história, identifique a figura de linguagem presente e crie um
título para a história.
4º
momento:
Organizar a turma em duplas e distribuir a história em quadrinhos
“CHICO BENTO em: A IARA”.
Fazer a leitura da mesma com ritmo, fluência e entonação,
em seguida solicitar que os alunos leiam juntos em voz alta.
Mostrar aos alunos que a história contada nos quadrinhos é
chamada de lendas folclóricas brasileiras e indagar se eles conhecem outras.
Após os alunos contarem o que sabem, explicar aos mesmos,
o que é uma lenda e contar duas delas a do Saci-Pererê e a da Iara.
Utilizando as lendas contadas, indagar os alunos se
entenderam as histórias contadas, através das respostas explicar que esta
compreensão só é possível se houver uma sequência de fatos, ou seja, se a história
tiver início, meio e fim.
Realizar uma atividade, que o aluno tenha que colocar os
quadrinhos em uma sequência para que assim possam compreender a história.
Após a realização da atividade, escrever no quadro-de-giz
algumas frases sem lógica e pedir que tentem ler, perguntar se entenderam o que
estava escrito na frase, então mostrar que até frases precisam ter uma sequência
lógica de início, meio e fim.
Por fim mandar uma atividade para casa na qual o aluno
terá que analisar as imagens e construir frases lógicas.
5º
momento:
Para finalizar a sequência didática, haverá uma retomada
de tudo que foi estudado no decorrer dos cinco dias.
Mostrar no quadro-de-giz como produzir uma história em
quadrinhos:
- Primeiro escolher os personagens que participaram da
história, até uma pedra pode virar personagem, dar vários exemplo;
-Escolher o título da história;
-Desenhar cada parte da história dentro de um quadrinho;
-Desenhar os balões da fala dos personagens de acordo com
o que foi aprendido;
-Escrever a fala de cada personagem;
-Fazer a pintura dos desenhos.
Após a explicação será distribuído uma folha de papel
oficio para cada aluno para que possam iniciar a produção de sua história em
quadrinhos.
Orientações necessárias.
Recolhimento das produções.
Leva-las a secretaria para que uma jurada escolha as três
melhores (as produções não terão os nomes dos autores para que não se faça um
mau julgamento).
A jurada retornará a sala de aula com os nomes dos
melhores e fará a premiação dos três melhores.
Para finalizar dar os parabéns a todos os participantes e
motiva-los a continuar produzindo histórias em quadrinhos.
Avaliação:
Será realizada no decorrer
de todas as atividades;
O envolvimento nos trabalhos em duplas;
O interesse em ler as revistas em quadrinhos;
O interesse em expor suas opiniões;
Na escrita e na oralidade;
Participação individual;
Produção da história em quadrinho.
Produto
final:
Produção de história
em quadrinhos.
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