Relato de
uma semana de aula
Segunda-feira:
22/07/13
Matérias: Português e Ciências.
Conteúdo: Gênero masculino e feminino/ Animais de todos os
tipos.
Objetivos:
*Conhecer
a regularidade da escrita de nomes masculinos e femininos.
*Conhecer
e diferenciar os variados tipos de animais.
Procedimentos:
Para dar início a aula foi realizada
a rotina diária com devocional, chamada e leitura deleite. Houve uma conversa
dirigida para falar sobre a aula do dia. Uso de um trava-línguas para leitura e
interpretação. Em seguida retirei palavras de animais machos e fêmeas para
estudo do gênero. Dividir a turma em quatro grupos e entregar aos alunos jogo
da memória contendo pares de animais machos e fêmeas. Orientei a turma para a
realização da brincadeira em duplas, brincaram aprendendo com o jogo. Após o
recreio aproveitei o nome dos animais para estudo do conteúdo “Os tipos de
animais” onde exploramos os variados tipos de animais e suas características
através de gravuras existentes no livro do aluno. Em seguida foi aplicada uma
atividade extraclasse.
Terça-feira:
23/07/13
Matérias: Matemática.
Conteúdo: Problemas e operações de subtração.
Objetivos:
*Resolver
problemas e operações de subtração.
Desenvolvimento:
A aula iniciou com a rotina diária (devocional
chamada e leitura deleite). Usei o jogo com material dourado para trabalhar o
conteúdo do dia onde foi explorado com exemplos no quadro branco para
entendimento do mesmo. Dividir a turma em quatro grupos onde os orientei para a
brincadeira “sacolinha de fatos”. Solicitei de cada grupo uma pessoa para
responder a questão sorteada na sacolinha de fatos, os alunos tinham que
responder dando o resultado da operação solicitada e quem acertasse marcaria
ponto para o grupo e assim sucessivamente. Após a brincadeira foi entregue uma
atividade impressa aos alunos e em seguida orientei para a resolução da mesma.
Quarta-feira
24/07/13
Matérias: Português.
Conteúdo: Leitura e interpretação/ Ortografia om ou on.
Objetivos:
*Conhecer
os variados gêneros literários;
*
Empregar corretamente o om e o on respeitando as regras ortográficas
Desenvolvimento:
A aula iniciou com a rotina diária (devocional,
chamada e leitura deleite). Conversa dirigida e distribuição do livro do aluno
para leitura e interpretação de um poema, foi realizada uma leitura silenciosa
e oral compartilhada pelos alunos. Retirei e fiz o estudo de rimas. Em seguida
dividir a turma em quatro grupos para brincadeira do jogo das rimas. Distribuir
em cada grupo um jogo para os alunos acharem as gravuras que rimam entre
si. Após a brincadeira foi realizada a
interpretação do texto no livro do aluno com minha orientação. Com a execução
da atividade e correção foi feito um estudo de palavras com as ortografias om e
on retiradas do texto com uma explanação participada, leitura coletiva e
individual das mesmas. E para concluir passei uma atividade extraclasse para
reforçar o estudo do dia.
Quinta-feira
25/07/13
Matérias: Português e Matemática
Conteúdo: Ditado visual e Revisão de subtração
Objetivos:
*Observar
a escrita dos alunos;
*
Melhorar o aprendizado dos alunos.
Desenvolvimento:
Abertura da aula com a rotina diária
e conversa informativa sobre as atividades a serem realizadas em seguida.
Distribuir folhas de papel ofício para a realização de um ditado visual
contendo gravuras diversas com palavras simples e com dificuldades. Mostrei a
ficha com as gravuras e os alunos iriam escrever o seu nome e assim até a
última ficha. Para a correção pedi que os alunos não apagassem a palavra
errada, mas escrevesse na frente para que eles pudessem fazer a comparação
depois das que acertou e das que ele não conseguiu e servirá para consulta na
hora de escrever a palavra novamente. Após o recreio para revisar continhas de
subtração usei o jogo dominó da subtração para que os alunos sob minhas
orientações brincassem realizando os fatos existentes no mesmo. Depois do jogo
coloquei no quadro operações de subtração e explanei com a participação da
turma. Fiz o sorteio pela caderneta de alguns alunos para realizar a operação
da continha no quadro branco.
Sexta-feira: 26/07/13
Matérias: História, Artes e Educação Física.
Conteúdo: História, confecção e brincadeira
com peteca.
Objetivos:
*Conhecer a
história da peteca;
*Confeccionar
uma peteca;
*Brincar com
os colegas respeitando as regras do jogo.
Desenvolvimento:
Realizei a rotina de todos os dias e utilizei de
uma conversa dirigida onde falei das brincadeiras que eram realizadas antes e
que foi se perdendo ao longo do tempo com a vinda da tecnologia. Falei que
iriamos resgatar as brincadeiras confeccionando uma peteca e realizando a
brincadeira no pátio da escola. Para começar contei a história da peteca, a sua
utilização como jogo em diversos países os alunos curiosos faziam perguntas a
todo tempo. Eu distribuir material para a confecção de peteca com os alunos sob
a minha orientação. Depois da construção da peteca fomos ao pátio da escola
para a realização da brincadeira com as petecas confeccionadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário