sexta-feira, 4 de outubro de 2013

ATIVIDADE REFERENTE A CARGA HORÁRIA DE 40H EXTRAS

Relato de uma semana de aula
Segunda-feira: 22/07/13
Matérias: Português e Ciências.
Conteúdo: Gênero masculino e feminino/ Animais de todos os tipos.
Objetivos:
*Conhecer a regularidade da escrita de nomes masculinos e femininos.
*Conhecer e diferenciar os variados tipos de animais.
Procedimentos:

Para dar início a aula foi realizada a rotina diária com devocional, chamada e leitura deleite. Houve uma conversa dirigida para falar sobre a aula do dia. Uso de um trava-línguas para leitura e interpretação. Em seguida retirei palavras de animais machos e fêmeas para estudo do gênero. Dividir a turma em quatro grupos e entregar aos alunos jogo da memória contendo pares de animais machos e fêmeas. Orientei a turma para a realização da brincadeira em duplas, brincaram aprendendo com o jogo. Após o recreio aproveitei o nome dos animais para estudo do conteúdo “Os tipos de animais” onde exploramos os variados tipos de animais e suas características através de gravuras existentes no livro do aluno. Em seguida foi aplicada uma atividade extraclasse.


Terça-feira: 23/07/13
Matérias: Matemática.
Conteúdo: Problemas e operações de subtração.
Objetivos:
*Resolver problemas e operações de subtração.
Desenvolvimento:
A aula iniciou com a rotina diária (devocional chamada e leitura deleite). Usei o jogo com material dourado para trabalhar o conteúdo do dia onde foi explorado com exemplos no quadro branco para entendimento do mesmo. Dividir a turma em quatro grupos onde os orientei para a brincadeira “sacolinha de fatos”. Solicitei de cada grupo uma pessoa para responder a questão sorteada na sacolinha de fatos, os alunos tinham que responder dando o resultado da operação solicitada e quem acertasse marcaria ponto para o grupo e assim sucessivamente. Após a brincadeira foi entregue uma atividade impressa aos alunos e em seguida orientei para a resolução da mesma.



Quarta-feira 24/07/13

Matérias: Português.
Conteúdo: Leitura e interpretação/ Ortografia om ou on.
Objetivos:
*Conhecer os variados gêneros literários;
* Empregar corretamente o om e o on respeitando as regras ortográficas
Desenvolvimento:
A aula iniciou com a rotina diária (devocional, chamada e leitura deleite). Conversa dirigida e distribuição do livro do aluno para leitura e interpretação de um poema, foi realizada uma leitura silenciosa e oral compartilhada pelos alunos. Retirei e fiz o estudo de rimas. Em seguida dividir a turma em quatro grupos para brincadeira do jogo das rimas. Distribuir em cada grupo um jogo para os alunos acharem as gravuras que rimam entre si.  Após a brincadeira foi realizada a interpretação do texto no livro do aluno com minha orientação. Com a execução da atividade e correção foi feito um estudo de palavras com as ortografias om e on retiradas do texto com uma explanação participada, leitura coletiva e individual das mesmas. E para concluir passei uma atividade extraclasse para reforçar o estudo do dia.





Quinta-feira 25/07/13

Matérias: Português e Matemática
Conteúdo: Ditado visual e Revisão de subtração
Objetivos:
*Observar a escrita dos alunos;
* Melhorar o aprendizado dos alunos.
Desenvolvimento:
Abertura da aula com a rotina diária e conversa informativa sobre as atividades a serem realizadas em seguida. Distribuir folhas de papel ofício para a realização de um ditado visual contendo gravuras diversas com palavras simples e com dificuldades. Mostrei a ficha com as gravuras e os alunos iriam escrever o seu nome e assim até a última ficha. Para a correção pedi que os alunos não apagassem a palavra errada, mas escrevesse na frente para que eles pudessem fazer a comparação depois das que acertou e das que ele não conseguiu e servirá para consulta na hora de escrever a palavra novamente. Após o recreio para revisar continhas de subtração usei o jogo dominó da subtração para que os alunos sob minhas orientações brincassem realizando os fatos existentes no mesmo. Depois do jogo coloquei no quadro operações de subtração e explanei com a participação da turma. Fiz o sorteio pela caderneta de alguns alunos para realizar a operação da continha no quadro branco.



Sexta-feira: 26/07/13
Matérias: História, Artes e Educação Física.
Conteúdo: História, confecção e brincadeira com peteca.
Objetivos:
*Conhecer a história da peteca;
*Confeccionar uma peteca;
*Brincar com os colegas respeitando as regras do jogo.
Desenvolvimento:
Realizei a rotina de todos os dias e utilizei de uma conversa dirigida onde falei das brincadeiras que eram realizadas antes e que foi se perdendo ao longo do tempo com a vinda da tecnologia. Falei que iriamos resgatar as brincadeiras confeccionando uma peteca e realizando a brincadeira no pátio da escola. Para começar contei a história da peteca, a sua utilização como jogo em diversos países os alunos curiosos faziam perguntas a todo tempo. Eu distribuir material para a confecção de peteca com os alunos sob a minha orientação. Depois da construção da peteca fomos ao pátio da escola para a realização da brincadeira com as petecas confeccionadas. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário