PROPOSTA PEDAGOGICA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES
NO MÊS DE JUNHO
Cada professor desenvolveu da forma mais próxima da sua realidade e de seus alunos
Projeto:
Festejos juninos com textos instrucionais:
Receitas/brincadeiras e divertindo com cantigas e quadrinhas
Introdução/
justificativa
Os festejos juninos é uma
festa típica da nossa região, assim é uma excelente oportunidade de
engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo
linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados
diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e
outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições,
portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o
mês de junho.
Objetivos
·
Integrar estudantes, docentes, funcionários e
comunidade em geral e divulgar esta festividade popular,
·
oportunizando um momento de alegria oferecendo
aos alunos a oportunidade de
descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento, através de
atividades diversificadas, brincadeiras,
pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do
folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
·
Conhecer e utilizar os textos instrucionais
·
Conhecer receitas juninas
·
Conhecer as brincadeiras antigas
·
Conhecer músicas juninas
·
Trabalhar leitura de memória de cantigas
Sugestão de assuntos que devem ser trabalhados:
De forma interdisciplinar com Português
Gênero textual : Textos instrucionais e conteúdos da
segunda unidade
De forma
interdisciplinar com Matemática
Números
Gráficos: com as brincadeiras preferidas ou com as
comidas preferidas
Probleminhas
Adição
De forma
interdisciplinar com História
O porquê do São João
Santos dos festejos
De forma
interdisciplinar com Geografia
Zona rural e zona Urbana
Paisagem
Ciências
Alimentação
Plantas
De forma interdisciplinar
com Artes
Colagem, pintura, dobradura, vídeos
De forma
interdisciplinar com Educação Física
Brincadeiras típicas do mês de junho
Metodologia
·
Apresentar a sequencia as crianças, falar sobre mês junino
·
Apresentar as receitas juninas e trabalhar o que é uma receita
·
Trabalhar por meio da receita: vogais; consoantes, sílabas, frases,
textos coletivos e individuais.
·
Confeccionar livros de receitas juninas
·
Fazer oficina de preparação de uma receita junina
·
Interpretação de receitas
·
Estudar os rótulos de uma receita em questão
·
Estudar estruturalmente e fonologicamente as palavras
·
Realizar entrevista com os pais das brincadeiras antigas
·
Realizar roda de conversa sobre as brincadeiras
·
Fazer lista de palavras sobre as brincadeiras
·
Fazer uma lista de brincadeiras atuais em ordem alfabética
·
Ter um momento para realizar as brincadeiras
·
Faça um cartaz com as crianças no qual conste, de um lado, os nomes das
brincadeiras de hoje e, de outro, das brincadeiras de antigamente. Organize a
divulgação do cartaz na escola;
·
Elabore uma cédula (mimeografada, xerocada ou impressa) da qual constem
as brincadeiras levantadas pelos alunos e faça uma votação para escolher três
delas; Junto com as crianças, faça a apuração das mais votadas, colocando na
lousa o levantamento dos dados;
·
Levar textos instrucionais de
como se deve brincar
·
Produzir textos instrucionais sobre brincadeiras antigas e atuais
·
Trabalhar com quadrinhas ou
cantigas de roda como textos de
memória;
·
Explorar as cantigas
·
Trabalhar as quadrinhas
·
Formar palavras a partir imagens juninas
·
Formar textos a partir de imagens juninas
·
Trabalhar com alfabeto móvel a partir de palavras significativas
·
Rimas a partir de quadrinhas ou cantigas
Produção textual individual sobre os festejos na cidade
Fotos
da culminância