quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Continuação:II Unidade - projeto Festejos juninos:

A culminâcia dos festejos juninos foi o concurso de Quadrilha, a escola campeã foi a Escola Simões Filho.

Festa típica do Nordeste que demonstra a cultura popular do povo através de danças e musicas que convidam para o arrasta - pé até o sol raiar.

Objetivo: Valorizar a cultura do nosso povo homenageando o povoado do Tinga.

O Tinga é um comunidade formada por várias famílias afro-descendentes que possivelmente é uma comunidade quilombola, mas não é comprovado, sendo que eles fabricam uma farinha excepcional, foi lindo a homenagem da escola.


Viva o Tinga?... viva!

Quem quer farinha?... eeeeeeeeeeu!
Esse material foi retirado do portfólio da professora Ivete

II Unidade - projeto Festejos juninos:

PROPOSTA PEDAGOGICA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES NO MÊS DE JUNHO
Cada professor desenvolveu da forma mais próxima da sua realidade e de seus alunos




Projeto:
Festejos juninos com textos instrucionais: Receitas/brincadeiras e divertindo com cantigas e quadrinhas
Introdução/ justificativa
Os festejos juninos é uma festa típica da nossa região, assim é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
Objetivos
·        Integrar estudantes, docentes, funcionários e comunidade em geral e divulgar esta festividade popular,

·         oportunizando um momento de alegria oferecendo aos alunos a oportunidade de  descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento, através de atividades diversificadas,  brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
·        Conhecer e utilizar os textos instrucionais
·        Conhecer receitas juninas
·        Conhecer as brincadeiras antigas
·        Conhecer músicas juninas
·        Trabalhar leitura de memória de cantigas

Sugestão de assuntos que devem ser trabalhados:
 De forma interdisciplinar com Português
Gênero textual : Textos instrucionais e conteúdos da segunda unidade
De forma interdisciplinar com Matemática
Números
Gráficos: com as brincadeiras preferidas ou com as comidas preferidas
Probleminhas
Adição
De forma interdisciplinar com História
O porquê do São João
Santos dos festejos
De forma interdisciplinar com Geografia
Zona rural e zona Urbana
Paisagem
Ciências
Alimentação
Plantas
De forma interdisciplinar com  Artes
Colagem, pintura, dobradura, vídeos
De forma interdisciplinar com Educação Física
Brincadeiras típicas do mês de junho
Metodologia
·        Apresentar a sequencia as crianças, falar sobre mês junino
·        Apresentar as receitas juninas e trabalhar o que é uma receita
·        Trabalhar por meio da receita: vogais; consoantes, sílabas, frases, textos coletivos e individuais.
·        Confeccionar livros de receitas juninas
·        Fazer oficina de preparação de uma receita junina
·        Interpretação de receitas
·        Estudar os rótulos de uma receita em questão
·        Estudar estruturalmente e fonologicamente as palavras
·        Realizar entrevista com os pais das brincadeiras antigas
·        Realizar roda de conversa sobre as brincadeiras
·        Fazer lista de palavras sobre as brincadeiras
·        Fazer uma lista de brincadeiras atuais em ordem alfabética
·        Ter um momento para realizar as brincadeiras
·        Faça um cartaz com as crianças no qual conste, de um lado, os nomes das brincadeiras de hoje e, de outro, das brincadeiras de antigamente. Organize a divulgação do cartaz na escola;
·        Elabore uma cédula (mimeografada, xerocada ou impressa) da qual constem as brincadeiras levantadas pelos alunos e faça uma votação para escolher três delas; Junto com as crianças, faça a apuração das mais votadas, colocando na lousa o levantamento dos dados;
·        Levar textos instrucionais  de como se deve brincar
·        Produzir textos instrucionais sobre brincadeiras antigas  e atuais
·           Trabalhar com quadrinhas ou cantigas de roda como textos de                 memória;
·          Explorar as cantigas
·          Trabalhar as quadrinhas
·          Formar palavras a partir imagens juninas
·          Formar textos a partir de imagens juninas
·          Trabalhar com alfabeto móvel a partir de palavras significativas
·          Rimas a partir de quadrinhas ou cantigas
Produção textual individual sobre os festejos na cidade


Fotos da culminância

RELATÓRIO 2º UNIDADE TEMA: A PSICOGÊNESE

Através do tem psicogênese desenvolvi um teste simples para as professoras do 1º ano.


Orientação aos professores ao aplicar o teste:
Como realizar um teste da psicogênese para se alcançar os seus objetivos?
-É recomendável que seja feito com cada aluno por vez, individualmente. Enquanto  a turma se encontra  envolvida com jogos recreativos o professor, em um outro ambiente tranquilo vai proceder o teste que deve constar de 4 (palavras) e uma frase. O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba – sem dar ênfase á separação de sílabas ao ditar. Lembrando que na frase use pelo menos uma das palavras usadas no ditado ( para a análise da forma como grafada mesmo se houver um contexto diferente). De acordo com as orientações de Emília Ferreiro, que as palavras sejam do mesmo campo semântico.
. Resumindo, toda aprendizagem acontece em um contexto significativo, então o teste deve ser feito através de estímulos que tenham significados para a criança. Realizar o teste sem significação para a criança não se chega à conclusões reais.

Fonte:http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2012/03/psicogenese-conhecer-teoria-para-usar.html
Com base neste contexto, faça primeiro uma pergunta a criança quais são seu brinquedos favoritos? Depois que ela falar, entregue o papel a ela e peça para escrever nomes de alguns brinquedo.
1.    Patinete
2.    Boneca
3.    Dado
4.   
Frase
A boneca de pano é colorida.
Depois peça o aluno para ler
E veja se a leitura é global ou sílabada






Escola_____________________________________________________Série__________Data__/__/___Aluno(a):______________________________________________________
Profª._________________________________________________________

1º DIAGNÓSTICO DE ESCRITA

   TESTE DAS 4 PALAVRAS E UMA FRASE.

1.   __________________________________

2.   __________________________________

3.   __________________________________

4.   __________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________





FASES DA ESCRITA
(   )       PRÉ-SILÁBICO
(   ) SILÁBICA SEM VALOR SONORO
(   ) SILÁBICO  COM VALOR SONORO
(   )SILÁBICO-ALFABÉTICO
(    ) ALFABÉTICO


OBS. Parte reservada ao professor (a).





                          
Observação do professor:
____________________________________________________________________________________________________________

RELATÓRIO 2º UNIDADE TEMA: PLANEJAMENTO E INTRODUÇÃO A PSICOGÊNESE



A segunda unidade que configurou no tema planejamento, o qual foi oportuno a realizar, pois muitos alfabetizadores se encontravam com dificuldade


s para realizar um planejamento contendo os direitos de aprendizagem do Pacto Nacional.
Assim, foi um momento significativo para debatermos o tema, colocamos os pontos de vistas de cada um, foi um momento de descobertas e tenho certeza que contribui para a rotina de alfabetização do professor.
E cada professor levou relato de como atuou através das rotinas efetuadas em sala de aula, discutimos os pontos dessas rotinas e propomos uma rotina para atuarmos. Foi bem interessante cada relato.
Uma atividade em grupo sobre este tema que também foi interessante foi a realização de uma atividade em grupo para planejar de acordo os princípios do pacto e com os materiais disponíveis, saíram planejamentos interessantes com os jogos e livros de literatura.
Outro tema debatido, foi sobre a psicogênese em que realizamos uma atividade interessante também que consistiu em analisar atividades de crianças com fases de escrita diferenciada,  isso constitui uma atividade em grupo e nesta atividade visualizamos quanto é difícil identificar os níveis de escrita das crianças.
Após esse momento passamos um vídeo do pro-letramento que mostrava a pesquisadora Thelma Vaz com crianças que escreviam livremente e era perceptível o nível de escrita da criança.
Terminamos o encontro com vídeo de despedida e como compromisso de realizarmos um relato de experiência com base no que havíamos aprendidos sobre planejamento.




nesse mês que chegaram os módulos, ajudou muito!

Atividade para conhecer os níveis da escrita


Galera, acertou todas as fases da escrita das crianças!