Escola de 1º Grau Nelson José de Oliveira
Professora Mauri Moreira Santos
Relato de experiência
Projeto de literatura infantil
Duração – de 08/04 à 31/04
Segunda-feira – 08/04
Eixos da língua portuguesa contemplados:
Produção textual oral e escrita
Leitura
Analise fonológica.
Reconhecer gênero textual e seu contexto de produção
Compreender textos orais de diferentes gêneros
Componentes curriculares: Português, Matemática, Ciências.
A rotina de minhas aulas sempre começa com o momento de buscar a Deus, que na segunda acontece no
pátio da escola sendo da responsabilidade de um dos professores e com a participação de todos os alunos. Logo
após vem a atividade de rotina, a roda de leitura que neste dia foi “Dez casas e um poste que Pedro fez” de Hermes Bernardi JR.. E em seguida a atividade permanente ----- O que é o que é?
A próxima ação é a correção da atividade para casa quando há.
Procedimentos:
Contei para as crianças o conto infantil “Os três Porquinhos” e em seguida apresentei a história
por meio do vídeo.
Em seguida convidei quatro alunos entreguei as mascaras dos porquinhos e do lobo mau para
encenar a história recontando-a.
Depois fizemos a interpretação oral com a participação de todos os alunos.
A partir da história escolhi a palavra “PORQUINHO” para fazer a análise escrita apresentando o que é uma sílaba e sua classificação.
Para fazer a analise fonológica retirei palavras da história destacando a quantidade de silabas e montei uma caixa.
Coloquei uma música e a caixa passava para todos os alunos, um a um e quando a música parava o respectivo aluno escolhia uma palavra fazia o reconhecimento das letras, lia a palavra contava as silabas e classificava.
Terça-feira – 09/04
Iniciei a aula com a mesma rotina mudando apenas a leitura escolhida que foi “Contando com o relógio” de
Nelson José Machado. E em seguida dei prosseguimento à aula anterior, pois não foi possível terminar.
Quarta-feira – 10/04
Iniciei com o momento de buscar a Deus, logo após vem a atividade de rotina, a roda de leitura dando
continuidade com o mesmo livro.. E em seguida a atividade permanente ----- O que é o que é?
Procedimentos:
Antes que os alunos entrassem na sala espalhei sobre a mesa diferentes tipos de convites (aniversário,
casamento, formatura e chá de bebê).
Após as atividades rotineiras pedi que os alunos observassem com muita atenção os convites expostos.
Esclarecendo que quando queremos convidar alguém para comparecer a algum lugar ou evento, enviamos um
convite. Em seguida perguntei aos alunos se eles já receberam ou enviaram convites para alguém e para que.
Alguns responderam que já receberam convite de casamento, formatura, mas em sua maioria já
receberam convite de aniversário. Neste momento expliquei a eles as características próprias do convite e
reforcei a sua função. Em seguida de posse de um convite de aniversario e de casamento fiz às respectivas
leituras e juntos a interpretação oral. No segundo momento revisando o conteúdo de ciências terra e universo pedi aos alunos que elaborassem
com minha ajuda como escriba um convite em que convidariam um colega para participar de uma experiência
que mostraria como acontece o dia e a noite.
O próximo passo foi a reescrita do convite pelos alunos e ao final dessa produção montamos um mural.
Quinta-feira – 11/04
Iniciei com o momento de buscar a Deus, logo após vem a atividade de rotina, a roda de leitura dando
continuidade com o mesmo livro.. E em seguida a atividade permanente ----- O que é o que é?
Procedimentos:
Apresentei às crianças a história de Pinóquio por meio do vídeo. Em seguida pedi que os mesmos
recontassem a história coletivamente e após fizemos a interpretação oral.
Prosseguindo levantei alguns questionamentos com os educandos sobre a importância de dizer sempre a verdade. Logo após perguntei aos alunos o que Gepeto havia deixado a Pinóquio na porta de casa quando saiu
para procura-lo.
Eles responderam “um bilhete” então comecei com uma conversa com os alunos sobre bilhete
perguntando: Quem já recebeu um bilhete? Quem já escreveu? Para que serve?
Prosseguindo escrevi no quadro o bilhete que Gepeto escreveu para Pinóquio explicando a sua estrutura e pedi às crianças que localizassem quem escreveu, o assunto, para quem foi escrito e a possível data.
No segundo momento trabalhei matemática com o conteúdo antecessor e sucessor.
Primeiro expliquei o que é antes e depois pedindo a alguns alunos que localizassem os colegas que estavam sentados antes e depois dele. Depois mostrei que o mesmo acontece com os números. Neste momento
retomei ao bilhete que estava escrito no quadro localizando a possível data pedindo que dissesse qual era o
antecessor e o sucessor.
Sexta-feira – 12/04
Iniciei com o momento de buscar a Deus, logo após vem a atividade de rotina, a roda de leitura dando continuidade com o mesmo livro.. E em seguida a atividade permanente ----- O que é o que é? Procedimentos: Dando prosseguimento à aula anterior retomei a história de Pinóquio passando o vídeo novamente para os alunos relembrarem e em seguida iniciei a atividade prática desse dia revisando com os alunos as figuras geométricas (circulo, retângulo, quadrado e triangulo), por conseguinte entreguei a cada aluno as figuras para que colorissem, depois recortamos e montamos o Pinóquio.
A importância da interdisciplinaridade nos dias de hoje não se podemos mais negar. Dai a necessidade do
trabalho com projetos. Bem sabemos que as disciplinas estão ligadas, assim nós professoremos não podemos
conceber uma disciplina como única, pois o processo de ensino e aprendizagem não deve ser fragmentado ele é
um todo.
Porém a verdade é que nossa mente ainda não está totalmente aberta e às vezes ainda somos pegos nas
“caixinhas isoladas”. Diante do exposto acredito que embora tenha seus deslizes meu plano contempla a
interdisciplinaridade.
A concepção teórica que predominou na minha ação foi a sócio interacionista visto que a todo tempo somos orientados em nossa pratica a planejar aulas que estejam de acordo com a realidade de nossos alunos ampliando a
construção do saber, interagindo com nossos educandos utilizando para isso diversas estratégias.
A maior dificuldade encontrada foram os diferentes níveis de concepção da linguagem que encontramos em nossas salas de aula. Lidar com isso no dia a dia é muito difícil.
A reação dos alunos foi muito boa, pois eles adoram assistir os contos e reconta-los. A prática também é muito importante. Eles não se esquecem até hoje da classificação das silabas sem contar que volta e meia tenho que conversar com as meninas sobre os bilhetinhos feitos para os meninos. Fico muito satisfeita com os resultados de todo tempo sentada na frente do computador, das horas de folga que se tornam horas de trabalho, das altas horas pois consigo ver o avanço de meus alunos.