Escola
Municipal Eurico Gaspar Dutra
Professora:
Ademilza
Turma: 3º
ano B
Seqüência Didática: livro João das
letras
Objetivos:
Avançar no
conhecimento da linguagem escrita e oral
Identificar
gêneros textuais;
Utilizar corretamente
as moedas do sistema monetário com as noções de real e centavos;
Conhecer e valorizar as diversas profissões;
Desenvolver
atitude de troca de experiência através do jogo.
Conteúdos:
Leitura e
escrita;
Gênero
textual (receita)
Sistema
monetário;
Profissões;
Jogo.
Tempo estimado: 5 dias
Material
necessário
Livro,quadro,cadernos,papel
oficio,dicionário,jogo,data show.
Área do conhecimento imblicadas;
Português;
Matemática;
Geografia;
Desenvolvimento:
1ª
Etapa
Apresentar o
livro João das letras aos alunos, destacar autora, titulo fazer a leitura do
livro e conversar sobre as características observadas.
Montagem de
uma lista de palavras relatadas na história pela professora no quadro com o
auxilio dos alunos. Dá o livro para cada aluno manusear observando as
ilustrações, dividir a turma em grupos para fazer a ilustrações em cartaz, citando
o nome de cada desenho
Distribuir
tópicos da história impressa para os alunos do nível silábico alfabético e
alfabético fazerem a leitura e pesquisar em dicionários o significado de palavras.
Para os silábicos, distribuir o mesmo texto para fazer apanhado de palavras e separação
de sílabas.
Como
atividade de casa leitura de texto.
2ª Etapa
Apresentar
aos alunos em data show a receita de brigadeiro, solicitando a leitura
coletiva. Em seguida propor uma discussão a partir das questões:
a) Esta
receita pode ser considerada fácil? Por quê?
b) Todo
mundo daria conta de fazer esta recita?
C) Quais os
ingredientes necessários para fazer esta receita?
Para os
silábicos alfabéticos e alfabéticos distribuir atividade para a partir das
palavras apresentadas criar frases. E para os silábicos caça palavra
Como atividade de casa pedir uma receita de
doce para os mesmo apresentarem para os colegas.
3ª Etapa
Dividir a
turma em grupos no dia anterior e pedir para trazerem de casa doce, pão, broa
de milho.
Montar uma padaria com fichas expostas, contendo
o nome e o preço de cada item, escolher um aluno para ficar no caixa, distribuir
cédulas para os alunos, convidar de 1 em 1 para efetuar sua compra.
Para os
silábicos alfabéticos e alfabéticos elaborar probleminhas no quadro de giz com
auxilio dos alunos, usando o nome dos mesmos a quantidade comprada o nome do
alimento que comprou.
Para os
alfabéticos distribuir ficha para cada aluno preencher uma coluna, pedir para
trocar entre si até completar a ficha com os dados de todos os alunos. Em
seguida pedir para cada aluno somar a quantidade de alunos e a quantidade de
cada item comprado
Exemplo de atividade
Alunos
|
Itens comprados
|
Quantidades
|
Emile
|
Pão
|
3
|
Esdras
|
Broa de milho
|
4
|
victor
|
pão
|
5
|
ualson
|
Broa de milho
|
2
|
Jeová
|
doce
|
5
|
Quantidade de aluno
|
5
|
Quantidade de pão
|
8
|
Quantidade de broa
|
6
|
Quantidade de doce
|
5
|
4ª Etapa
Retirar do
livro as profissões relatadas. Apresentar cartaz com imagem de cada uma e relatar
a importância de cada profissão.
Indagar aos alunos se existe uma profissão
mais importante que a outra?
Para os
silábicos alfabéticos e os alfabéticos passar atividade no quadro dando o nome
da profissão para cada um descrever o que faz.
Para os silábicos distribuir atividade
impressa, contendo as imagens das profissões e os nomes de forma desordenada,
para que eles recortem e cole o nome de acordo a imagem.
Como tarefa
de casa pesquisar quais profissões seus familiares exercem.
5ª Etapa
Dividir a
turma em grupo apresentar o jogo quem escreve sou eu e um alfabeto móvel para
cada aluno.
No jogo os
alunos irão observar os desenhos da cartela recebida e formar os nomes usando o
alfabeto móvel. Em seguida os alunos receberão outra cartela contendo os nomes
dos desenhos para que eles comparem á escrita observando erros e acertos.
Em seguida a
professora recolhe as cartelas que contem as palavras e convida cada grupo para
apresentar os nomes dos desenhos no quadro de giz.
Será o grupo
vencedor aquele que mais acertar na escrita das palavras.
A divisão
dos grupos será:
Alfabético
com silábico e silábico com silábico alfabético.
Produção
textual coletiva usando as palavras trabalhadas.