quinta-feira, 3 de outubro de 2013

LUDICIDADE

Tratar do tema ludicidade foi simplesmente maravilhoso! Ocorreu com muita alegria envolvendo na formação o lúdico com a formação teórica. Os professores participaram ativamente e trabalhamos bastante a questão de fazer uma aula lúdica e provocar no aluno o prazer em aprender. Notei que muitos professores no momento das brincadeiras sentiam-se acuados, mas a maioria participou. Depois da explicação participativa, lemos um capitulo do módulo e os professores expuseram relatos de professores que fizeram o uso de aulas lúdicas, foi muito interessante a discussão. E depois de compreendermos o que é lúdico em sala de aula, convidei as professoras a fazer um plano de aula lúdico e executá-lo. Os professores concordaram. Terminamos o encontro com a sensação de dever cumprido.

III UNIDADE: Sistema de escrita alfabética


Depois do recesso novamente nos reunimos para aprendermos um tema essencial a alfabetização o : Sistema de escrita alfabética tema referente a unidade III, nisso fizemos a explicação dialogada primeiramente estingando os professores se tínhamos um código ou um sistema de escrita e por meio de uma dinâmica chamada de decifre o código, os professores sentiram a dificuldade de como é estar de encontro com um código desconhecido e ai questionamos de se o processo de alfabetização se dava por um código que teríamos de apenas decifrar ou um sistema com inúmeras propriedades. Deste questionamento inicial ocorreu uma explicação dialogada com slides e os professores relatando experiências do processo de alfabetização dos seus alunos, professoras relataram experiências de alunos que já avançaram no processo de alfabetização que não liam, mas já estão começando a ler a escrever palavras simples, bem como expressaram a alegrias delas. Mas com o decorrer da explicação percebemos que o processo de alfabetização não é algo simples, mas que requer tanto do profissional quanto do aluno muita dedicação, e apesar de ter sido um assunto considerado um pouco difícil pelos professores, mas foi perceptível a aprendizagem das professoras. E para complementar a aprendizagem das professoras passamos o vídeo de Artur Morais sobre a apropriação do sistema de escrita alfabética. Foi um encontro de muitas aprendizagens. E um momento que foi interessante foi a entrega dos módulos aos professores, que já havia sentido a necessidade dos módulos para melhorar a aprendizagem.

Continuação II UNIDADE

PROPOSTA PEDAGOGICA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES 

Pude observar os professores desenvolverem essa sequência que foi proposto por mim, para que as professoras trabalhassem com gêneros textuais abrangendo os diferentes componentes curriculares, obtivemos excelentes resultados.



SEQUENCIA DIDÁTICA  2º e 3° ANO
Tema: Como posso me comunicar?  ( Bilhete, carta e convite)

Dias relativos a serem trabalhados: dia 05 de Abril ao dia 18 de Abril

A inserção no mundo letrado se dá pela interação com os mais diversos gêneros de texto escrito que circula pela sociedade. Trabalhar com gêneros escritos em sala de aula tem como objetivo o desenvolvimento das capacidades necessárias para sua plena participação no “mundo da escrita”.
Nesse sentido, estudar o gênero convite é levar o estudante a sua participação efetiva no mundo da escrita. Deste modo é possível conhecer  vários tipos de convite: para festas de aniversário, casamento, formatura, desfiles, palestras, shows, festas da escola e outros.É composto de: data, hora, local do evento, e em alguns casos um envelope com o nome destinatário.O seu conteúdo pode ser caracterizado por letras e outros sinais gráficos. Pode ser feito de variadas formas e tamanhos. Ele pode ser entregue de várias formas: pessoalmente, pelo correio, através de outra pessoa.
Também abordaremos  a função social do bilhete, através de discussão oral, identificando através de modelos, o gênero textual bilhete e suas características (destinatário, assunto. despedida, assinatura e data).
Assim, possibilitar a leitura e interpretação de alguns bilhetes, identificando as características do gênero ampliar o conhecimento sobre o gênero, produzindo bilhetes sobre temas suscitados em aula de aula. Sendo que através desse gênero tão simples, suscitar questões gramaticais.
Em paralelo a esse gênero é possível estudar o gênero carta, com elementos comuns do bilhete, mas com uma amplitude maior e com uma estrutura diferente. E a parti dai o professor pode explicar o porquê de usar uma carta e não um bilhete, trabalhando elementos constitutivos dos dois gêneros.

 Sugestão de assuntos que devem ser trabalhados:
Português:
·         Leitura Expressão oral e verbal;
·         Ordem Alfabética
·         Uso do dicionário
·         Sílabas
·         Sílaba tônica
·         Palavras com sílabas terminadas em r
·         Assuntos que precisam ser retomados dentro da realidade de cada sala.

Desenvolvimento
Sugestões de Atividade

Convite
·         Leitura Expressão oral e verbal
·         Entregar a cada aluno, um dia antes de começar a trabalhar com o gênero, um CONVITE
·         Cole numa cartolina vários e diferentes tipos de convites e exponha na sala de aula.
·          Produzir o convite em cartolina ou folha colorida e decorá-lo com desenhos ou colagens individual coletivamente
·         Listas de diferentes tipos de convites
·         Acróstico
·         Leitura e interpretação de convites, bilhetes e cartas
·         Analises estrutural e fonológica
Bilhete
·         Leitura Expressão oral e verbal
·         Leitura e interpretação de  bilhetes
·         Analises estrutural e fonológica
·         Correio da amizada
·         Produzir bilhete
·         Exposição no mural da sala,
·         Atividade entre alunos e famílias
Carta
·         Leitura Expressão oral e verbal
·         Leitura e interpretação de  bilhetes
·         Discutir com os alunos as diferenças entre cartas e bilhetes
·         Analises estrutural e fonológica
·         Motivar os alunos para o estudo deste gênero;
·         Reconhecer as características desse gênero textual;
·         Conhecer modelo de carta;
·         Produzir cartas
·         Usar a linguagem formal/informal
·         Dada uma carta incompleta, isto é, em que sejam ausentes: a data, local, a assinatura, etc, sugerir que as crianças identifiquem o que falta. Em seguida, solicitar que completem os elementos que faltam na carta.
·         Manusear cartas de família
·         Organizar cartas pelo ordem dos acontecimentos

Observação:
Com esse tema é possível trabalhar de forma interdisciplinar:
Geografia:
Os meios de comunicação/ Fazer o uso de envelopes
História:
Quem é você? ( utilizar a carta para a criança contar a sua história a alguém: colega; professor, pais);
Dia do correio 08 de Abril – A história do correio brasileiro
Ciências :
Estudar o assunto planejado e utilizar o gênero convite, para convidar a escola para exposição de algo criado na sala, imaginar situações dentro do assunto e formular convites.
Matemática:

Explicar o assunto previsto de matemática e utilizar o gênero bilhete, para os alunos mandarem bilhete para a professora dizendo o que entendeu e o que não compreendeu.

ATIVIDADE REALIZADA COM OS ALUNOS DO 3º ANO FEITO PELA PROFESSORA PATRICIA 

ATIVIDADE COM A TEMÁTICA BILHETE  REALIZADA PELA PROFESSORA MAURI