Este blog foi criado com intenção de divulgar todos os trabalhos realizados durante o ano de 2017 como professora alfabetizadora.Todas as atividades têm o propósito de buscar a efetuação de uma alfabetização com letramento.
quinta-feira, 3 de outubro de 2013
III UNIDADE: Sistema de escrita alfabética
Depois do recesso novamente nos reunimos para aprendermos um tema essencial a alfabetização o : Sistema de escrita alfabética tema referente a unidade III, nisso fizemos a explicação dialogada primeiramente estingando os professores se tínhamos um código ou um sistema de escrita e por meio de uma dinâmica chamada de decifre o código, os professores sentiram a dificuldade de como é estar de encontro com um código desconhecido e ai questionamos de se o processo de alfabetização se dava por um código que teríamos de apenas decifrar ou um sistema com inúmeras propriedades. Deste questionamento inicial ocorreu uma explicação dialogada com slides e os professores relatando experiências do processo de alfabetização dos seus alunos, professoras relataram experiências de alunos que já avançaram no processo de alfabetização que não liam, mas já estão começando a ler a escrever palavras simples, bem como expressaram a alegrias delas. Mas com o decorrer da explicação percebemos que o processo de alfabetização não é algo simples, mas que requer tanto do profissional quanto do aluno muita dedicação, e apesar de ter sido um assunto considerado um pouco difícil pelos professores, mas foi perceptível a aprendizagem das professoras. E para complementar a aprendizagem das professoras passamos o vídeo de Artur Morais sobre a apropriação do sistema de escrita alfabética. Foi um encontro de muitas aprendizagens. E um momento que foi interessante foi a entrega dos módulos aos professores, que já havia sentido a necessidade dos módulos para melhorar a aprendizagem.
Continuação II UNIDADE
PROPOSTA PEDAGOGICA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES
Pude observar os professores desenvolverem essa sequência que foi proposto por mim, para que as professoras trabalhassem com gêneros textuais abrangendo os diferentes componentes curriculares, obtivemos excelentes resultados.
SEQUENCIA
DIDÁTICA 2º e 3° ANO
Tema:
Como posso me comunicar? ( Bilhete,
carta e convite)
Dias relativos a serem
trabalhados: dia 05 de Abril ao dia 18 de Abril
A inserção no mundo letrado
se dá pela interação com os mais diversos gêneros de texto escrito que circula
pela sociedade. Trabalhar com gêneros escritos em sala de aula tem como
objetivo o desenvolvimento das capacidades necessárias para sua plena
participação no “mundo da escrita”.
Nesse sentido, estudar o
gênero convite é levar o estudante a sua participação efetiva no mundo da
escrita. Deste modo é possível conhecer
vários tipos de convite: para festas de aniversário, casamento,
formatura, desfiles, palestras, shows, festas da escola e outros.É composto de:
data, hora, local do evento, e em alguns casos um envelope com o nome
destinatário.O seu conteúdo pode ser caracterizado por letras e outros sinais
gráficos. Pode ser feito de variadas formas e tamanhos. Ele pode ser entregue
de várias formas: pessoalmente, pelo correio, através de outra pessoa.
Também abordaremos a função social do bilhete, através de
discussão oral, identificando através de modelos, o gênero textual bilhete e suas características (destinatário,
assunto. despedida, assinatura e data).
Assim,
possibilitar a leitura e interpretação de alguns bilhetes, identificando as
características do gênero ampliar o conhecimento sobre o gênero, produzindo
bilhetes sobre temas suscitados em aula de aula. Sendo que através desse gênero
tão simples, suscitar questões gramaticais.
Em
paralelo a esse gênero é possível estudar o gênero carta, com elementos comuns do bilhete, mas com uma
amplitude maior e com uma estrutura diferente. E a parti dai o professor pode
explicar o porquê de usar uma carta e não um bilhete, trabalhando elementos
constitutivos dos dois gêneros.
Sugestão de
assuntos que devem ser trabalhados:
Português:
·
Leitura Expressão
oral e verbal;
·
Ordem Alfabética
·
Uso do dicionário
·
Sílabas
·
Sílaba tônica
·
Palavras com
sílabas terminadas em r
·
Assuntos que
precisam ser retomados dentro da realidade de cada sala.
Desenvolvimento
Sugestões de Atividade
Convite
·
Leitura Expressão
oral e verbal
·
Entregar a cada aluno, um dia antes de
começar a trabalhar com o gênero, um CONVITE
·
Cole numa cartolina vários e diferentes tipos
de convites e exponha na sala de aula.
·
Produzir
o convite em cartolina ou folha colorida e decorá-lo com desenhos ou colagens
individual coletivamente
·
Listas de diferentes tipos de convites
·
Acróstico
·
Leitura e interpretação de convites, bilhetes
e cartas
·
Analises estrutural e fonológica
Bilhete
·
Leitura Expressão
oral e verbal
·
Leitura e interpretação de bilhetes
·
Analises estrutural e fonológica
·
Correio da amizada
·
Produzir bilhete
·
Exposição no mural da sala,
·
Atividade entre alunos e famílias
Carta
·
Leitura Expressão oral e verbal
·
Leitura e interpretação de bilhetes
·
Discutir com os alunos as diferenças entre
cartas e bilhetes
·
Analises estrutural e fonológica
·
Motivar os alunos para o estudo deste gênero;
·
Reconhecer as características desse gênero
textual;
·
Conhecer modelo de carta;
·
Produzir cartas
·
Usar a linguagem formal/informal
·
Dada uma carta incompleta, isto é, em que
sejam ausentes: a data, local, a assinatura, etc, sugerir que as crianças
identifiquem o que falta. Em seguida,
solicitar que completem os elementos que faltam na carta.
·
Manusear cartas de família
·
Organizar cartas pelo
ordem dos acontecimentos
Observação:
Com
esse tema é possível trabalhar de forma interdisciplinar:
Geografia:
Os meios de comunicação/ Fazer
o uso de envelopes
História:
Quem é você? ( utilizar a carta
para a criança contar a sua história a alguém: colega; professor, pais);
Dia do correio 08 de Abril – A
história do correio brasileiro
Ciências :
Estudar o assunto planejado e
utilizar o gênero convite, para convidar a escola para exposição de algo
criado na sala, imaginar situações dentro do assunto e formular convites.
Matemática:
Explicar o assunto previsto de
matemática e utilizar o gênero bilhete, para os alunos mandarem bilhete para a
professora dizendo o que entendeu e o que não compreendeu.
ATIVIDADE REALIZADA COM OS
ALUNOS DO 3º ANO FEITO PELA PROFESSORA PATRICIA
|
ATIVIDADE COM A TEMÁTICA BILHETE REALIZADA PELA PROFESSORA MAURI
|
Assinar:
Postagens (Atom)