Sequência Didática:
Conhecendo os animais LIVRO BICHIONÁRIO
Objetivos:
·
Avançar sobre o funcionamento do sistema de
escrita e da aquisição da leitura;
·
Despertar o gosto pela leitura;
·
Possibilitar a linguagem oral;
·
Refletir sobre a linguagem oral e escrita;
·
Fazer parte de situações de leitura e escrita,
mesmo que ainda não saiba ler convencionalmente;
·
Fazer leitura de imagens;
Conteúdos:
·
Práticas de leitura e escrita;
·
Apropriação do sistema de escrita;
Tempo estimado:
·
Quatro dias
Material necessário:
·
Quadro, caderno, lápis grafite, alfabeto móvel,
tesoura...
Livro:
·
Bichionário (Autor: Nílson José Machado,
Ilustrações: Dulce Osinski)
Momentos planejados
1º momento
·
Dispor as crianças em círculo no chão da sala e
explicar para elas que durante alguns dias estaremos estudando o livro
Bichionário;
·
Apresentar o livro: capa, autor, ilustrador,
editora;
·
Realizar a leitura do livro;
·
No meio do círculo formado pelos alunos,
espalhar fichas com os nomes dos animais do livro seguido de imagens, cada
aluno pega uma ficha e faz a leitura do nome do animal que está escrito;
·
Escolher junto com os alunos alguns nomes de
animais para a realização da análise estrutural e fonológica das mesmas;
·
Retornar com os alunos às carteiras e realizar a
análise no quadro. Coletivamente, as palavras das fichas serão lidas e escritas
no quadro pela professora com a ajuda dos alunos;
·
Depois da análise realizada, retornar com os
alunos ao chão formando duplas de acordo com os níveis de escrita para formar
com o alfabeto móvel as palavras estudadas;
·
Atividade escrita contemplando:
*Identificação
das palavras seguida de desenhos, letra inicial, letra final, quantidade de
letras, sílabas e escrita das palavras com os alunos formando duplas por níveis
de escrita.
·
Corrigir a atividade à medida que os alunos
forem respondendo.
2º momento
·
Leitura do livro “Bichionário”;
·
Apresentação de um cartaz com os desenhos e os
nomes dos animais do livro.
·
Leitura do cartaz com os alunos;
·
Dinâmica: Saco-musical;
*Com os alunos
sentados no chão em círculo, entregar para um dos alunos um saco contendo
fichas com os nomes dos animais do livro;
*Os alunos deverão
passar o saco de mão em mão enquanto escutam uma música, de preferencia que
fale de animais;
*Quando a música
parar, o aluno que estiver com o saco na mão deverá pegar uma das palavras e
realizar a leitura. Se o aluno não conseguir ler a palavra pedir para algum
colega ajudar;
*A dinâmica acaba
quando todos os alunos tiverem pegado uma palavra para ler.
·
Depois da dinâmica, escolher mais algumas
palavras do livro para fazer a análise estrutural e fonológica;
·
Formar frases coletivas com as palavras
estudadas;
·
Anotar as frases no quadro, sempre com a ajuda
dos alunos;
·
Em seguida, os alunos irão anotar as frases no
caderno (aproveitar para ensinar os alunos a usarem o caderno);
·
Entregar para os alunos uma folha contendo as
figuras e os nomes dos animais que estão no livro;
·
Pedir que os alunos recortem as fichas ;
·
Atividade escrita contemplando:
*Correspondência
entre letra e palavra, letra inicial, ditado visual com os alunos divididos por
níveis de escrita, formação de frase coletiva.
·
Corrigir a atividade à medida que os alunos
forem respondendo;
·
Jogo da memória, utilizando as fichas recortadas
pelos alunos.
3º momento
·
Leitura do livro “Bichionário”;
·
Leitura coletiva do cartaz com os nomes dos
animais;
·
A professora irá colar previamente nas carteiras
dos alunos, fichas com os nomes dos animais do livro;
·
Depois da leitura do cartaz, pedir que cada
aluno que leia a palavra que está em sua carteira. Aquele que não conseguir ler
receberá ajuda dos colegas;
·
Entregar para os alunos as fichas com os nomes
dos animais que foram recortadas por eles no 2º momento;
·
Pedir que separem as fichas dos animais:
xuê-guaçu, elefante, dinossauro, onça, bem-te-vi, porco-espinho e hipopótamo;
·
A professora vai dizer o nome do animal e o
aluno deverá levantar a ficha;
·
Realizar o estudo estrutural e fonológico das
palavras das fichas;
·
Dividir os alunos em grupos por níveis de
escrita, entregar para cada grupo uma ficha com uma palavra. O grupo deverá ler
a palavra e escrever uma frase com ela do jeito que souberem;
·
Em seguida, os grupos realizarão a leitura das
frases e a professora anotará no quadro para fazer junto com a turma a análise
das frases formadas e realizar as correções necessárias;
·
Cada grupo vai reescrever a frase na ficha, para
que possam perceber as correções feitas;
·
Colar os trabalhos dos grupos no mural da sala;
·
Atividade escrita contemplando:
*Análise
estrutural e fonológica das palavras;
*Separação
de sílabas e quantidade de sílabas;
*Adivinhas;
*Formação
de frases;
*Ilustração
Nenhum comentário:
Postar um comentário