sexta-feira, 4 de outubro de 2013

SEQUÊNCIA BICHIONÁRIO

Sequência Didática: Conhecendo os animais LIVRO BICHIONÁRIO

Objetivos:

·         Avançar sobre o funcionamento do sistema de escrita e da aquisição da leitura;
·         Despertar o gosto pela leitura;
·         Possibilitar a linguagem oral;
·         Refletir sobre a linguagem oral e escrita;
·         Fazer parte de situações de leitura e escrita, mesmo que ainda não saiba ler convencionalmente;
·         Fazer leitura de imagens;

Conteúdos:
·         Práticas de leitura e escrita;
·         Apropriação do sistema de escrita;

Tempo estimado:
·         Quatro dias
Material necessário:
·         Quadro, caderno, lápis grafite, alfabeto móvel, tesoura...
Livro:
·         Bichionário (Autor: Nílson José Machado, Ilustrações: Dulce Osinski)

Momentos planejados

1º momento
·         Dispor as crianças em círculo no chão da sala e explicar para elas que durante alguns dias estaremos estudando o livro Bichionário;
·         Apresentar o livro: capa, autor, ilustrador, editora;
·         Realizar a leitura do livro;
·         No meio do círculo formado pelos alunos, espalhar fichas com os nomes dos animais do livro seguido de imagens, cada aluno pega uma ficha e faz a leitura do nome do animal que está escrito;
·         Escolher junto com os alunos alguns nomes de animais para a realização da análise estrutural e fonológica das mesmas;
·         Retornar com os alunos às carteiras e realizar a análise no quadro. Coletivamente, as palavras das fichas serão lidas e escritas no quadro pela professora com a ajuda dos alunos;
·         Depois da análise realizada, retornar com os alunos ao chão formando duplas de acordo com os níveis de escrita para formar com o alfabeto móvel as palavras estudadas;
·         Atividade escrita contemplando:
            *Identificação das palavras seguida de desenhos, letra inicial, letra final, quantidade de letras, sílabas e escrita das palavras com os alunos formando duplas por níveis de escrita.
·         Corrigir a atividade à medida que os alunos forem respondendo.

2º momento

·         Leitura do livro “Bichionário”;
·         Apresentação de um cartaz com os desenhos e os nomes dos animais do livro.
·         Leitura do cartaz com os alunos;
·         Dinâmica: Saco-musical;
            *Com os alunos sentados no chão em círculo, entregar para um dos alunos um saco contendo fichas com os nomes dos animais do livro;
            *Os alunos deverão passar o saco de mão em mão enquanto escutam uma música, de preferencia que fale de animais;
            *Quando a música parar, o aluno que estiver com o saco na mão deverá pegar uma das palavras e realizar a leitura. Se o aluno não conseguir ler a palavra pedir para algum colega ajudar;
            *A dinâmica acaba quando todos os alunos tiverem pegado uma palavra para ler.

·         Depois da dinâmica, escolher mais algumas palavras do livro para fazer a análise estrutural e fonológica;
·         Formar frases coletivas com as palavras estudadas;
·         Anotar as frases no quadro, sempre com a ajuda dos alunos;
·         Em seguida, os alunos irão anotar as frases no caderno (aproveitar para ensinar os alunos a usarem o caderno);
·         Entregar para os alunos uma folha contendo as figuras e os nomes dos animais que estão no livro;
·         Pedir que os alunos recortem as fichas ;
·         Atividade escrita contemplando:
            *Correspondência entre letra e palavra, letra inicial, ditado visual com os alunos divididos por níveis de escrita, formação de frase coletiva.
·         Corrigir a atividade à medida que os alunos forem respondendo;
·         Jogo da memória, utilizando as fichas recortadas pelos alunos.

3º momento


·         Leitura do livro “Bichionário”;
·         Leitura coletiva do cartaz com os nomes dos animais;
·         A professora irá colar previamente nas carteiras dos alunos, fichas com os nomes dos animais do livro;
·         Depois da leitura do cartaz, pedir que cada aluno que leia a palavra que está em sua carteira. Aquele que não conseguir ler receberá ajuda dos colegas;
·         Entregar para os alunos as fichas com os nomes dos animais que foram recortadas por eles no 2º momento;
·         Pedir que separem as fichas dos animais: xuê-guaçu, elefante, dinossauro, onça, bem-te-vi, porco-espinho e hipopótamo;
·         A professora vai dizer o nome do animal e o aluno deverá levantar a ficha;
·         Realizar o estudo estrutural e fonológico das palavras das fichas;
·         Dividir os alunos em grupos por níveis de escrita, entregar para cada grupo uma ficha com uma palavra. O grupo deverá ler a palavra e escrever uma frase com ela do jeito que souberem;
·         Em seguida, os grupos realizarão a leitura das frases e a professora anotará no quadro para fazer junto com a turma a análise das frases formadas e realizar as correções necessárias;
·         Cada grupo vai reescrever a frase na ficha, para que possam perceber as correções feitas;
·         Colar os trabalhos dos grupos no mural da sala;
·         Atividade escrita contemplando:
                        *Análise estrutural e fonológica das palavras;
                        *Separação de sílabas e quantidade de sílabas;
                        *Adivinhas;
                        *Formação de frases;

                        *Ilustração

Nenhum comentário:

Postar um comentário