quarta-feira, 9 de outubro de 2013

CANTINHO DA LEITURA TIA ADEMILZA


ESCOLA MUNICIPAL EURICO GASPAR DUTRA
PROFESSORA: ADEMILZA BARBOZA REIS SILVA 3º ANO B
 
     Relatório do Cantinho de Leitura
O plano de aula foi elaborado e aplicado a partir da apresentação dos livros encontrados no Cantinho de Leitura da sala do 3º ano B, dentre estes foi escolhido o livro (Rimas Saborosas, César Obeid).
   A liberdade que a turma teve em escolher com qual livro trabalhar foi uma forma de despertar nos mesmos a vontade de participar de todas as

atividades que seriam lançadas em sala de aula.
Iniciamos a aula com a leitura da introdução do livro escolhido, em seguida foi feita uma exposição de frutas que foram encontradas nas rimas do texto,dando prosseguimento , foi apresentado e relatado a existência e importância dos grãos para a saúde,na aula seguinte houve a apresentação de uma pirâmide alimentar onde os alunos puderam reconhecer os alimentos consumidos pelas famílias observando o que cada alimento oferece ao organismo. No dia seguinte a mesma pirâmide foi exposta dando a oportunidade dos alunos demonstrarem através de anotações o que aprendeu na aula com a aplicação do livro apresentado. Logo depois os alunos criaram frases de incentivo a alimentação saudável baseada na pirâmide alimentar, o registro das frases foi digitado por cada aluno na sala de informática da escola. Depois de todos esses registros a turma foi organizada para compartilhar os alimentos apresentados durante as  aulas tornando assim a aula prazerosa e muito saborosa.
Diante dessa aula percebemos que ao levar o concreto pra sala  foi possível  despertar o interesse e valorizar ainda mais o conteúdo que foi proposto, assim a classe teve um rendimento maior nas atividades produzidas.