quarta-feira, 2 de outubro de 2013

II Unidade - projeto Festejos juninos:

PROPOSTA PEDAGOGICA DESENVOLVIDA COM OS PROFESSORES NO MÊS DE JUNHO
Cada professor desenvolveu da forma mais próxima da sua realidade e de seus alunos




Projeto:
Festejos juninos com textos instrucionais: Receitas/brincadeiras e divertindo com cantigas e quadrinhas
Introdução/ justificativa
Os festejos juninos é uma festa típica da nossa região, assim é uma excelente oportunidade de engajar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico, pois se constitui uma temática rica onde podem ser explorados diversos tipos de linguagens, resgate de brincadeiras, culinária típica e outros! A escola tem um papel importante na valorização das tradições, portanto este projeto integrará a comunidade escolar e ocorrerá durante todo o mês de junho.
Objetivos
·        Integrar estudantes, docentes, funcionários e comunidade em geral e divulgar esta festividade popular,

·         oportunizando um momento de alegria oferecendo aos alunos a oportunidade de  descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento, através de atividades diversificadas,  brincadeiras, pesquisa e apresentações características destes festejos que fazem parte do folclore brasileiro, ressaltando seus aspectos, popular, social e cultural.
·        Conhecer e utilizar os textos instrucionais
·        Conhecer receitas juninas
·        Conhecer as brincadeiras antigas
·        Conhecer músicas juninas
·        Trabalhar leitura de memória de cantigas

Sugestão de assuntos que devem ser trabalhados:
 De forma interdisciplinar com Português
Gênero textual : Textos instrucionais e conteúdos da segunda unidade
De forma interdisciplinar com Matemática
Números
Gráficos: com as brincadeiras preferidas ou com as comidas preferidas
Probleminhas
Adição
De forma interdisciplinar com História
O porquê do São João
Santos dos festejos
De forma interdisciplinar com Geografia
Zona rural e zona Urbana
Paisagem
Ciências
Alimentação
Plantas
De forma interdisciplinar com  Artes
Colagem, pintura, dobradura, vídeos
De forma interdisciplinar com Educação Física
Brincadeiras típicas do mês de junho
Metodologia
·        Apresentar a sequencia as crianças, falar sobre mês junino
·        Apresentar as receitas juninas e trabalhar o que é uma receita
·        Trabalhar por meio da receita: vogais; consoantes, sílabas, frases, textos coletivos e individuais.
·        Confeccionar livros de receitas juninas
·        Fazer oficina de preparação de uma receita junina
·        Interpretação de receitas
·        Estudar os rótulos de uma receita em questão
·        Estudar estruturalmente e fonologicamente as palavras
·        Realizar entrevista com os pais das brincadeiras antigas
·        Realizar roda de conversa sobre as brincadeiras
·        Fazer lista de palavras sobre as brincadeiras
·        Fazer uma lista de brincadeiras atuais em ordem alfabética
·        Ter um momento para realizar as brincadeiras
·        Faça um cartaz com as crianças no qual conste, de um lado, os nomes das brincadeiras de hoje e, de outro, das brincadeiras de antigamente. Organize a divulgação do cartaz na escola;
·        Elabore uma cédula (mimeografada, xerocada ou impressa) da qual constem as brincadeiras levantadas pelos alunos e faça uma votação para escolher três delas; Junto com as crianças, faça a apuração das mais votadas, colocando na lousa o levantamento dos dados;
·        Levar textos instrucionais  de como se deve brincar
·        Produzir textos instrucionais sobre brincadeiras antigas  e atuais
·           Trabalhar com quadrinhas ou cantigas de roda como textos de                 memória;
·          Explorar as cantigas
·          Trabalhar as quadrinhas
·          Formar palavras a partir imagens juninas
·          Formar textos a partir de imagens juninas
·          Trabalhar com alfabeto móvel a partir de palavras significativas
·          Rimas a partir de quadrinhas ou cantigas
Produção textual individual sobre os festejos na cidade


Fotos da culminância

Nenhum comentário:

Postar um comentário