quarta-feira, 2 de outubro de 2013

RELATÓRIO 2º UNIDADE TEMA: A PSICOGÊNESE

Através do tem psicogênese desenvolvi um teste simples para as professoras do 1º ano.


Orientação aos professores ao aplicar o teste:
Como realizar um teste da psicogênese para se alcançar os seus objetivos?
-É recomendável que seja feito com cada aluno por vez, individualmente. Enquanto  a turma se encontra  envolvida com jogos recreativos o professor, em um outro ambiente tranquilo vai proceder o teste que deve constar de 4 (palavras) e uma frase. O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba – sem dar ênfase á separação de sílabas ao ditar. Lembrando que na frase use pelo menos uma das palavras usadas no ditado ( para a análise da forma como grafada mesmo se houver um contexto diferente). De acordo com as orientações de Emília Ferreiro, que as palavras sejam do mesmo campo semântico.
. Resumindo, toda aprendizagem acontece em um contexto significativo, então o teste deve ser feito através de estímulos que tenham significados para a criança. Realizar o teste sem significação para a criança não se chega à conclusões reais.

Fonte:http://impactodapedagogiamoderna.blogspot.com.br/2012/03/psicogenese-conhecer-teoria-para-usar.html
Com base neste contexto, faça primeiro uma pergunta a criança quais são seu brinquedos favoritos? Depois que ela falar, entregue o papel a ela e peça para escrever nomes de alguns brinquedo.
1.    Patinete
2.    Boneca
3.    Dado
4.   
Frase
A boneca de pano é colorida.
Depois peça o aluno para ler
E veja se a leitura é global ou sílabada






Escola_____________________________________________________Série__________Data__/__/___Aluno(a):______________________________________________________
Profª._________________________________________________________

1º DIAGNÓSTICO DE ESCRITA

   TESTE DAS 4 PALAVRAS E UMA FRASE.

1.   __________________________________

2.   __________________________________

3.   __________________________________

4.   __________________________________


______________________________________________________________________________________________________________________





FASES DA ESCRITA
(   )       PRÉ-SILÁBICO
(   ) SILÁBICA SEM VALOR SONORO
(   ) SILÁBICO  COM VALOR SONORO
(   )SILÁBICO-ALFABÉTICO
(    ) ALFABÉTICO


OBS. Parte reservada ao professor (a).





                          
Observação do professor:
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