A segunda unidade que
configurou no tema planejamento, o qual foi oportuno a realizar, pois muitos
alfabetizadores se encontravam com dificuldade
Assim, foi um momento
significativo para debatermos o tema, colocamos os pontos de vistas de cada um,
foi um momento de descobertas e tenho certeza que contribui para a rotina de
alfabetização do professor.
E cada professor levou
relato de como atuou através das rotinas efetuadas em sala de aula, discutimos
os pontos dessas rotinas e propomos uma rotina para atuarmos. Foi bem
interessante cada relato.
Uma atividade em grupo
sobre este tema que também foi interessante foi a realização de uma atividade
em grupo para planejar de acordo os princípios do pacto e com os materiais
disponíveis, saíram planejamentos interessantes com os jogos e livros de
literatura.
Outro tema debatido, foi
sobre a psicogênese em que realizamos uma atividade interessante também que
consistiu em analisar atividades de crianças com fases de escrita diferenciada, isso constitui uma atividade em grupo e nesta
atividade visualizamos quanto é difícil identificar os níveis de escrita das
crianças.
Após esse momento
passamos um vídeo do pro-letramento que mostrava a pesquisadora Thelma Vaz com
crianças que escreviam livremente e era perceptível o nível de escrita da
criança.
Terminamos o encontro com
vídeo de despedida e como compromisso de realizarmos um relato de experiência
com base no que havíamos aprendidos sobre planejamento.
nesse mês que chegaram os módulos, ajudou muito! |
Atividade para conhecer os níveis da escrita |
Galera, acertou todas as fases da escrita das crianças! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário