domingo, 29 de setembro de 2013

jogos em sala de aula: planos de aula do 1º ao 3º ano

AULA LÚDICA
Professora Nair
Série: 3º ano

1.    IDENTIFICAÇÃO:

Duração das atividades
Um dia ( 3h30min)
A partir do trabalho com os jogos, evidenciamos a possibilidade de abordar alguns direitos de aprendizagem dos alunos além de facilitar a aprendizagem, estimular o raciocínio, a observação e o trabalho em equipe, a socialização, a atenção, a percepção, o respeitar as regras estabelecidas e, ainda, irá construir conhecimentos a partir dos erros e acertos.
2. CONTEÚDOS
ü  Leitura e escrita;
ü  Alfabeto.
           
3. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:
*      Em todos os jogos, os alunos vão copiar todas as palavras no seu caderno para realização de leitura, separação de sílabas, identificação de letra inicial e final das palavras levando em consideração o nível de aprendizagem de cada aluno.
1° jogo:
 Bingo da letra inicial:
Objetivos didáticos:
·         Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras que podemos pronunciar separadamente;
·         Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras (nas sílabas iniciais);
·         Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
·         Identificar a sílaba como unidade fonológica;
·         Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das sílabas iniciais das palavras (aliteração).
Meta do jogo:
Vence o jogo quem primeiro completar a sua cartela, marcando todas as figuras.
Regras:
1-      Cada jogador ou duplas recebe uma cartela.
2-      O professor sorteia uma ficha do saco e lê a palavra em voz alta.
3-      Os jogadores que tiverem em sua cartela uma figura cujo nome comece com a sílaba da palavra sorteada deverão marcá-la.
4-      O jogo termina quando um jogador ou uma dupla marcar todas as palavras de sua cartela.
 
  2º jogo: 
Caça-rimas
Objetivos didáticos:
·         Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras;
·         Perceber que palavras diferentes podem possuir partes sonoras iguais, no final;
·         Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração de rimas;
·         Comparar palavras quanto às semelhanças sonoras.

Pedir aos alunos que escrevam as palavras que rimam e circulem as partes das palavras que possuem as mesmas letras (rimas).
Meta do Jogo:
 Vence o jogo quem localizar corretamente mais figuras cujas palavras rimam com os nomes das figuras que estão numa cartela.
Jogadores:
4 (indivíduos ou duplas)
Regras:
1-      Cada jogador recebe uma cartela.
2-     As 20 fichas de figuras são distribuídas igualmente entre os jogadores. (Cinco fichas para cada jogador).
3-      Dado o sinal de início do jogo, cada jogador deve localizar, o mais rápido possível, na sua cartela, as figuras cujas palavras rimam com as das fichas que estão em suas mãos. Cada ficha deve ser colocada em cima da figura correspondente na cartela.
4-    O jogo é finalizado quando o primeiro jogador encontra o par de todas as fichas que recebeu. Esse jogador deve gritar “parou” e todos devem contar quantas fichas foram colocadas corretamente por cada jogador.

3º jogo:
Batalha de palavras
Objetivos didáticos:
·         Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores; 
·         Identificar a sílaba como unidade fonológica;
·          Segmentar palavras em sílabas;
·         Comparar palavras quanto ao número de sílabas.
Modo de jogar:
Vence o jogo quem tiver mais fichas ao final.
Jogadores:
Dois jogadores ou duas duplas.
Regras:
1-    As fichas devem ser distribuídas igualmente entre os dois jogadores. Estes as organizam de forma que fiquem com as faces viradas para baixo, uma em cima da outra, formando um monte.
2-    O primeiro jogador desvira a primeira ficha de seu montinho ao mesmo tempo em que o seu adversário também desvira uma fichado montinho dele.
3-    O jogador que desvirar a ficha cuja palavra contiver maior quantidade de sílabas ganha a sua ficha e a ficha desvirada por seu adversário.
4-    Se duas palavras coincidirem quanto ao número de sílabas, cada jogador deve desvirar mais uma ficha do seu montinho até que haja uma diferença quanto ao número de sílabas. Nesse caso, o jogador que desvirar a ficha cuja palavra tiver maior número de sílabas leva todas as fichas desviradas na jogada.
5-    O vencedor será quem, ao final do jogo, conseguir ficar com o maior número de fichas.

4º jogo
 Mais uma
Objetivos didáticos:
1-    Compreender que as sílabas são formadas por unidades menores e que, a cada fonema, corresponde uma letra ou conjunto de letras (dígrafos);
2-    Compreender que as sílabas variam quanto ao número de letras;
3-    Compreender que, se acrescentarmos uma letra em uma palavra, esta é transformada em outra palavra;
4-    Compreender que a ordem em que os fonemas são pronunciados corresponde à ordem em que as letras são registradas no papel, obedecendo, geralmente, ao sentido esquerda - direita;
5-    Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças sonoras entre elas;
6-    Conhecer as letras do alfabeto e seus nomes.

Meta do jogo:
Ganha quem chegar primeiro ao final da trilha.
Jogadores:
4 jogadores ou 4 duplas
Regras:
1-    Na mesa, devem ser espalhadas várias fichas com figuras e fichas com letras;
2-    Quem tirar mais pontos no dado começa o jogo;
3-     O primeiro jogador lança o dado;
4-    O jogador conduz o pino na trilha, contando a quantidade de casas correspondente ao número indicado no dado;
5-    Se o pino parar em uma casa que não contenha figura/ palavra, ele permanece na casa e passa a jogada para o próximo jogador;
6-    Se, na casa onde o pino parar, houver uma figura/ palavra, o jogador deve procurar a ficha com a figura cuja palavra é semelhante à que está na casa da trilha (as duas palavras se diferenciam quanto a uma letra). Ao encontrar a ficha com afigura/ palavra adequada, ele deve identificar qual é a letra que está faltando na palavra da trilha para formar a palavra correspondente à figura selecionada. Se o jogador acertar afigura e a letra, ele permanece na casa. Caso ele erre, deve voltar para a casa onde o pino estava;
7-    O próximo jogador joga o dado e repete os procedimentos do primeiro jogador e, assim, sucessivamente, até que um dos jogadores chegue ao final da trilha.

5º jogo
Palavra dentro de palavras
Objetivos didáticos:
1-    Compreender que as palavras são compostas por unidades sonoras menores;
2-    Perceber que palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
3-    Compreender que uma sequência de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras palavras.
4-    Segmentar palavras, identificando partes que constituem outras palavras.

Meta do jogo:
Ganha o jogo quem formar mais pares de palavras usando as fichas que recebeu.
Jogadores:
2, 3 ou 4 jogadores ou grupos
Regras:
1-     As 12 fichas de cor vermelha são distribuídas igualmente entre os jogadores.
2-     As fichas de cor azul devem ficar em um monte, viradas para baixo, no meio da mesa.
3-    Decide-se quem iniciará o jogo e a ordem das jogadas.
4-    Dado o sinal de início do jogo, o primeiro jogador deve desvirar uma ficha de monte e verificar qual, entre as suas fichas vermelhas apresentam “a palavra dentro da palavra” da foi desvirada ou o jogador não perceber o par, ela é colocada no final do monte, e o jogo continua.
5-    Ganha o jogo quem se livrar das suas cartelas primeiro.

6º jogo
Quem escreve sou eu

Objetivos didáticos:
·         Consolidar as correspondências grafofônicas, conhecendo as letras e suas correspondências sonoras;
·         Escrever palavras com fluência, mobilizando, com rapidez, o repertório de correspondências grafofônicas já construído.
Meta do jogo:
Ganha o jogo quem conseguir escrever mais palavras corretamente.
Jogadores:
 4 jogadores ou 4 duplas
Regras:
1-    Coloca-se uma das cartelas com as figuras no centro da mesa, virada para cima e deixa-se a cartela de correção correspondente virada para baixo.
2-    Cada jogador deve providenciar papel e lápis para escrever as palavras durante o jogo.
3-    Tira-se no dado quem iniciará o jogo. Quem tirar mais pontos no dado começa o jogo.
4-    Os jogadores decidem quantas partidas serão jogadas.
5-    O primeiro jogador lança o dado. O número indicado no dado irá apontar o número da figura da cartela cuja palavra deverá ser escrita pelo jogador.
6-     O jogador escrever a palavra em seu papel, sem mostrar para o colega, e passa o dado para o jogador seguinte.
7-    O mesmo procedimento é seguido pelos demais jogadores.

4. RECURSOS:
Ø  Jogos de alfabetização fornecidos pelo CEEL;
Ø  Lápis, borracha e caderno.

5. AVALIAÇÃO:


Durante a brincadeira proposta levando em consideração o interesse para o desempenho no desenvolvimento de todas as atividades propostas e registrá-las em fotografias. Também pode ser feitas intervenções sempre que necessário.





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